Geografia

O poder industrial e financeiro no mundo

Esse trabalho desenvolve assuntos sobre poder industrial e financeiro, países socialistas, o comércio internacional e muito mais. Contudo principalmente descreve dos países do 1º; 2e 3º Mundo, finanças e etc.

O comércio internacional

O volume de bens comercializados internacionalmente atinge hoje cifras gigantescas. (Todo ano vem aumentado às exportações e importações mundiais que cresce a cada ano enormemente), de fato nos dias atuais as economias nacionais são mãos abertas para exportação no passado. Grande parte produtos consumidos vem de fora. Podemos igualmente adquirir, desde tenhamos dinheiro para tal… Como podemos ver os países que mais precisão do comercio internacional são os capitalistas desenvolvidos. As nações capitalistas desenvolvidas, que de tem as lideranças nas trocas internacionais de mercadorias.

Os países que mais realizam comércio internacional são os capitalistas desenvolvidos.

Os países “Socialistas” e o comércio internacional

O conjunto de países socialistas ou de economia planificada contribuiu pouco para o comércio internacional, mais esse índice vem aumentando nos últimos anos.

A reduzida da participação dos países socialistas no comércio internacional de mercadorias é fácil de entender. Como esses países adotaram sistemas de economias planificadas, e consequentemente o jogo do mercado (oferta e procura) desempenando ai ate há pouco tempo um papel insignificantes, cada um deles procurava ser alto-suficiente, isso é, produzir em seu próprio território tudo o que necessitava, pouco recorrendo.

Aproximadamente os países do Segundo Mundo começavam a se entregar mais fortemente no comércio internacional, esse aumento recente no volume do comércio exterior, especialmente da União Soviética dos países da Europa oriental e da China, devesse aos seguintes fatores:

– Encontrando-se atrasado, em relação à tecnologia moderna, eles procuravam adquirir outros produtos> principalmente computadores e demais acessórios da informática >nos países desenvolvidos.

– Desde 1970 realiza uma série de acordos entres os governos de alguns países socialistas e certas empresas multinacionais que vão instalam filiais nessas áreas.

Os países do terceiro mundo

Apesar de fazerem parte do sistema capitalista mundial, pois também funcionam como economias de mercado e possuem emprazas privadas em seus territórios, os paises do Terceiro Mundo.

Não tem um volume e comercio externo tão considerável como as nações desenvolvidas. Isso ocorre por uma serie de motivos:

Poucos industrializados e com baixa produtividade nas atividades agropecuárias

O nível de consumo e poder de compra da imensa moradia de seus habitantes são baixo;

O que eles vendem para o exterior, normalmente e vendido com pequeno valor no mercado mundial (com exeção do petróleo), isso os obriga a usar grande volumes de exportações.

Para poderem ter as divisas (moeda aceita internacionalmente). Necessários as suas importações.        Muitas dessas importações em geral produtos manufaturados e tecnologias avançadas são fundamentais para suas economias.

Então o Terceiro Mundo e uma parte do mundo capitalista, mas a parte pobre e dependente ocupando uma desvantajosa as reações de troco com os paises capitalistas desenvolvidos.

Divisão Internacional do Trabalho

Os europeus colonizaram a América, África e a Ásia implantando o comerciam mundial que os beneficiava: e eles (os paises ricos)

Exportavam bem os manufaturados a preços elevados e encontravam grande quantidade de matérias-primas ou gêneros agrícolas a baixo preço esse comércio mundial deu-se o nome de Divisão Internacional do Trabalho, isso é: Foi o resultado do desenvolvimento do capitalismo, nascido na Europa. Desigualdade das tropas

Essa Divisão Internacional do Trabalho caracterizava-se pela diferença entre o centro que exportava produtos manufaturadas ou industrializados, e a periferia, exportadora de bens primários.

Hoje entre tanto isso mudou radicalmente. Os paises do Segundo Mundo estão se entregando cada vez mais na Divisão Internacional do Trabalho.

Os Emprestamos Internacionais

Outros fatores importantes nas relações econômicas internacionais são os emprestemos e as dividas que ocorrem principalmente no mundo capitalista, nas transações entre desenvolvidos e subdesenvolvidos.

Como esses últimos fragmentos acumulados em seus balaços de pagamentos eles pedem empréstimos aos grandes bancos ou instituições financeiras internacionais, como: BIRD, FMI… E outros.

A divida externa dos paises do Terceiro Mundo, aumentou de 41,5 bilhões de dólares em 1967 para mais de 800 bilhões de dólares em 1985.

Os paises subdesenvolvidos procuram aumentar cada vez mais o volume de suas exportações com isso eles pagam os juros,

Mantendo estáveis as importações, no entanto, o saldo do comercio externo na maioria das vezes não da para pagar esses compromissos. Com isso, tornasse necessário recorrer a novos empréstimos, destinado agora a ajudar o pagamento das dividas.

Pressionados pelos credores, os paises do Terceiro Mundo, tentam resolver de varias maneiras esse problema, que se agravou também:

Multiplicando as exportações e cortando parte das importações (que pode acarretar a crise ou estagnação econômica);

Entregando os empresta dores parte de propriedades locais, o que aumenta ainda mais o controle estrangeiro sobre a economia nacional;

Procurando um acordo com os empregadores, visando dilatar os prazos e diminuir os juros. No entanto as instituições financeiras internacionais ao realizarem acordos desses tipos com os paises devedores.

O poder Industrial Financeiro 

A América latina tem poucos paises industrializados, apenas três paises da América latina alcançam projeção na atividade industrial; Brasil, Argentina e México. Eles implantaram indústrias de produtos alimentícios e têxteis que exigem pouca capital e tecnologia, simples para sua instalação.

Em outros paises como os da América Central predominam indústria de produtos primários para exportações.

A atividade comercial apresenta pesos diferentes, conforme o país ainda que constitua uma necessidade imperiosa… Depende do desenvolvimento do país, as exportações incluem muito no comercio de um país e a maioria das vezes são produtos primários.

Conclusão

Aprendemos nesse trabalho o avanço dos países, os problemas, as economias (exportação e importação), o comércio…

Falando sobre os países de economia planificada, conhecidos mais como “Socialistas”.

Bibliografia

Vesentini, J. William. Sociedade e Espaço. São Paulo: Ed. Ática 1992, edição 22ª, pág. 55.

Autoria: Yago Weschenfelder Rodrigues

Veja também: