Quando nos referimos às ilhas britânicas, estamos nos referindo ao Reino Unido e a República da Irlanda.
O Reino Unido é formado por: Inglaterra, Escócia, País de Gales, Irlanda do norte (Ulster). Inglaterra, escócia e país de Gales formam a Grã Bretanha. A Irlanda do sul (Eire) é independente, e não faz parte do Reino Unido. A capital do reino unido é a mesma da Inglaterra, Londres. Também fazem parte das possessões do reino unido regiões no atlântico norte e sul, no pacífico e no mediterrâneo, providas do colonialismo e do neocolonialismo.
A COMMONWEALTH, ou comunidade das nações reúnem o Reino Unido, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, África do Sul, Paquistão, Índia e outros com um total de 51 países. Todos reconhecem a rainha Elizabeth II como a chefe da confederação. Essa comunidade promove trocas comerciais e econômicas, ralações diplomáticas e traça de informações entre os membros.
Até o início do século XX, a Inglaterra mantinha-se como controladora da economia mundial, depois cedeu lugar a ordem multipolar, que depois da segunda guerra deu origem a ordem bipolar, que findou com a queda da união soviética em 1991.
Durante muitas décadas a indústria da Inglaterra esteve estagnada, mas hoje procura se adequar às novas regras de mercado, fazendo assim parte de união europeia (EU), o poderoso mercado comum europeu.
Principais setores industriais:
– petroquímico
– químico
– mecânico
Os destaques são para a indústria automobilística, aeronáutica, aeronaval, naval, siderúrgico, têxtil.
A região sudeste do país é a área mais industrializada do reino unido
A agropecuária participa somente com 2% do PIB. Nas atividades primárias, destacam-se a pecuária e a pesca. A criação de ovinos abastece o mercado de têxtil, que foi o pioneiro no processo de revolução indutrial.
PARTICIPAÇÃO NA ECONOMIA
Agropecuária: 2%
Indústria: 32%
Serviços/comércio: 66%