São os países banhados pelo mar báltico, são eles: Estônia, Letônia e lituânia.
Até 1940 eram independentes, mas foram anexados pela união soviética, sendo convertidas ao sistema socialista.
Em 1990, tornaram-se independentes.
Hoje, são economias de transição para o capitalismo.
Sua industrialização foi baseada no sistema socialista, agora é preciso completar a linha de produção para que seja possível a transição para o capitalismo.
A Estônia é o país mais desenvolvido das repúblicas bálticas. Beneficia-se da presença do xisto betuminoso (para a industria química). Sua atividade industrial é baseada num reduzido número de empresas de grande porte. Seus principais parceiros comerciais são Rússia e Ucrânia, além da União Europeia, a partir de 1994, quando se desligou completamente do socialismo. Esse fato pode ser relacionado ao recente avanço econômico das repúblicas bálticas.
Na Letônia, a produção de vagões e bens de consumo são as principais no país.
Antes da anexação, a lituânia era um país agrário, depois, a industria de eletroeletrônico passou a ser a maior do país, apesar de ainda ser um país bastante agrário.
Os bálticos exportam principalmente produtos químicos, eletrônicos e maquinário.
A Finlândia é o país mais informatizado do mundo, apesar de importar matéria prima e fontes de energia, um terço da população tem acesso a celulares, há mais servidores de internet do que os próprios estados unidos. É um dos países mais ricos do mundo. Tem um sistema educacional muito alto.