A África, um imenso continente onde vivem atualmente cerca de 780 milhões de pessoas e onde existem 53 países independentes, apresenta grande diversidade étnica, cultural e política. Se comparado com outros, do ponto de vista da economia, o continente africano é o mais pobre de todos.
Entretanto, como é o continente dos contrastes, existem alguns poucos países que possuem um padrão de vida razoável, pois são industrializados e contam com enormes riquezas minerais, que deveriam ser melhor utilizadas afim de se obter uma distribuição de renda mais justa.
Principais países africanos:
AFRICA DO SUL: é o país que, pelo seu tamanho, possui a maior concentração mundial de riquezas minerais: ouro e diamantes, carvão, antimônio, minérios de ferro e manganês, urânio, platina, cromo, vanádio, titânio, etc. Apenas a Rússia, os Estados Unidos, a China, o Canadá, o Brasil e a Austrália, possuem maior quantidade de riquezas minerais que a África do Sul.
É o país mais industrializado de todo o continente e devido sua localização geográfica estratégica (situado na parte mais afunilada da África, entre os oceanos Atlântico (a oeste) e Índico (a leste), possui enorme importância militar e econômica.
EGITO: possui a segunda maior economia do continente africano, atrás somente da África do Sul. Exerce uma forte liderança no plano político, isso porque se tornou independente bem antes dos outros países africanos. É ele quem controla o Canal de Suez, esse separa a África da Ásia. O lucro obtido no canal vem do pedágio cobrado. O cultivo de algodão e a indústria têxtil também são enormes fontes de riqueza. E é o único país que possui terras nesses dois continentes.
É o mais populoso Estado Árabe e conta com uma exportação de petróleo significativa. O turismo no Egito já foi mais procurado,porém, esse foi seriamente afetado pelos terroristas.
ARGÉLIA E LÍBIA: são dois países árabes exportadores de petróleo. Assim como o Iraque (localizado no Oriente Médio), possuem governos fortemente autoritários e antiocidentais, que constantemente criticam os Estados Unidos e a Europa ocidental, considerados os grandes responsáveis por quase todos os problemas do mundo.
NIGÉRIA: possui a maior população do continente e exporta petróleo. É o país mais industrializado da África ocidental e o segundo da África subsaariana, ficando atrás somente da África do Sul. Conta com algumas filiais de empresas estrangeiras (de automóveis, alimentos, bebidas e de óleo de algodão), que aí se instalaram devido à mão-de-obra barata e às facilidades para exportação.