As rochas sedimentares, ou estratificadas, são formadas por partículas de outras rochas, que se depositam em camadas e se solidificam.
Formação
A superfície da Terra está em constante renovação.
As rochas, com o passar do tempo, podem sofrer a ação do intemperismo, transformações físicas e químicas, como a exposição ao vento, às chuvas e as variações de temperaturas, que são capazes de desgastá-las.
A erosão (pelo vento ou água) altera as rochas de forma lenta e contínua, desgastando-as e transportando suas partículas para locais mais baixos, como o leito dos rios, lagos e oceanos, onde são depositadas.
A meteorização é a etapa inicial da destruição das rochas na superfície terrestre e realiza-se nos locais onde as rochas se encontram. A erosão é a continuação do processo de desgaste e alteração do relevo, transportando os materiais das rochas desgastadas e depositando em outros lugares.
O intemperismo também produz mudanças químicas que afetam os minerais componentes das rochas. Esse processo ocorre principalmente em razão da presença de gases, como o gás carbônico, na da atmosfera, que, dissolvido pelas chuvas, transforma-se em ácido e, quando entra em contato com as rochas, ataca os minerais, fragmentando-os ou dissolvendo-os.
Esse processo é lento e difícil de ser percebido, mas, ao longo do tempo, os fragmentos de rocha são transportados pelas águas ou pelos ventos para outros locais, onde se acumulam. Os sedimentos, ao depositarem-se uns sobre os outros, exercem pressão, compactando a rocha.
Geralmente, a rocha sedimentar é facilmente reconhecida por apresentar camadas bem distintas, devido a essas deposições.
De acordo com o aspecto apresentado, essas rochas podem indicar em que tipo de ambientes foram formadas. Suas camadas podem ser facilmente visualizadas e recebem o nome de estratos, que correspondem a cada época de acúmulo de sedimentos.
Algumas rochas sedimentares formam depósitos de restos de organismos vivos, como o calcário e a coquina, por exemplo.
Tipos de rochas sedimentares
A seguir, são apresentados exemplos de rochas sedimentares.
Arenito
É um tipo de rocha sedimentar formada principalmente por grãos de areia que se juntam. É pouco resistente, desgastando-se com facilidade pela ação dos ventos e das chuvas. No parque estadual de Vila Velha, no estado do Paraná, ocorre uma formação de blocos areníticos esculpidos pela erosão, que é muito visitada por turistas. Alguns arenitos podem ser utilizados como material de revestimento nas construções.
Argilito (argila)
É um importante tipo de rocha sedimentar, formada de argila. Com ela, são fabricados alguns tipos de vasos, moringas, telhas e tijolos. Os objetos feitos de argila devem ser levados ao fogo para que endureçam. A argila branca, ou caulim, é utilizada para fabricar porcelanas.
Carvão mineral
Conhecido também como carvão de pedra, é considerado um importante combustível fóssil, muito utilizado na siderurgia (produção de ferro) e como fonte de energia em vários setores da indústria.
O carvão de pedra formou-se pela decomposição de florestas soterradas há milhões de anos.
Em algumas partes da crosta terrestre, o carvão mineral é submetido a pressões muito elevadas e pode transformar-se em grafite, mineral que usamos nos lápis.
Calcário
Rocha formada principalmente por carbonato de cálcio, que pode ser reconhecida ao se pingar sobre ela ácido ou vinagre e observar o desprendimento de bolhas (liberação de gás carbônico).
Os calcários são muito utilizados para a correção da acidez dos solos agrícolas e na produção de cimento. Seus derivados são utilizados no preparo do reboco e de pinturas de paredes (caiação).
Essas rochas também participam da formação de estruturas muito interessantes que aparecem em grutas. A água, com uma quantidade razoável de gás carbônico, infiltra-se no solo e atravessa as rochas calcárias, formando um gotejamento contínuo, que dá origem a interessantes formações que pendem do teto – as estalactites – ou que se depositam sobre o piso das cavernas e grutas – as estalagmites.
Por meio do calor, o calcário pode ser transformado em cimento ou cal.
O cimento é produzido a partir de uma mistura de calcário, argila e areia aquecida a 1.500 °C e depois moída, transformando-se em pó.
A cal é produzida em fornos, onde o calcário é aquecido a temperaturas de 800 a 1.100 °C.
Sílex
É uma rocha sedimentar altamente resistente, constituída por um único material – o quartzo, muito utilizado pelos homens da Pré-História na construção de suas armas de guerra. Atualmente, é utilizada na construção civil.
Fósseis
São restos ou vestígios (evidências) de antigos animais ou vegetais que ficaram preservados nas rochas em determinadas condições, geralmente em fundo marinho.
O estudo dos fósseis é de grande importância para o conhecimento do passado, pois fornece informações sobre a evolução dos seres vivos. Os fósseis também podem ser indicativos de regiões com alta probabilidade de se encontrar petróleo.
Por: Wilson Teixeira Moutinho