Geografia

Taiga

Ao sul da tundra encontramos o domínio da Taiga, também denominado floresta boreal de coníferas. Esse domínio se encontra em parte do Alasca e na região central do Canadá. Aparece também em trechos das regiões montanhosas.

O domínio da Taiga se desenvolve em áreas de climas temperado frio e frio de montanha. O inverno é rigoroso e longo, e as temperaturas variam de 20 °C positivos a 30 °C negativos.

Durante o longo inverno, as árvores reduzem o seu metabolismo, limitando o desenvolvimento de espécies vegetais. Assim se explica a forma dessa floresta: homogênea e aberta.

A floresta boreal é fornecedora de madeira para a construção, fabricação de resinas, produção de móveis e de papel e celulose. O Canadá é um dos maiores produtores mundiais de madeira e produz quase metade do papel-jornal do mundo, devido à extensão de sua floresta.

Desde o século XIX, a floresta de coníferas estadunidense vem sendo explorada, e a vegetação natural aparece em raros trechos. A maior parte do que vemos é resultado do reflorestamento e da silvicultura planificada.

Domínio da Taiga
Taiga

O solo da Taiga é conhecido como podzol, nome de origem russa que significa “solo de cinzas”. É um solo ácido e descolorido.

Em direção ao norte, à medida que a latitude aumenta e a temperatura diminui e o inverno é mais longo, a Taiga vai rareando, sendo substituída pela Tundra, e, em direção ao sul, ela é substituída pela floresta temperada e pelas pradarias.

Por: Wilson Teixeira Moutinho