Quando os seres humanos eram ainda pouco numerosos, conseguiam encontrar na natureza os alimentos de que necessitavam: frutos silvestres, raízes, peixes e animais.
Com o passar do tempo, essa situação foi mudando. Ficou cada vez mais difícil sustentar a todos com os alimentos encontrados “prontos” na natureza. Para sobreviver, os homens tiveram de empenhar esforços para obter os produtos que satisfaziam suas necessidades, surge então o conceito de trabalho:
Trabalho é a atividade humana de transformar a natureza, modificar o espaço em que se vive de acordo com as necessidades dos grupos humanos para atender às exigências locomoção, vestimenta, moradia e alimentação.
A produção agrícola de alimentos possibilitou a sedentarização humana. A domesticação dos animais também foi importante para a evolução do homem.
Por meio do trabalho, os seres humanos acumulam conhecimentos que modificam a natureza e a si mesmos.
Com o tempo, o trabalho foi dividido de acordo com o espaço geográfico: trabalho rural e urbano.
Nas zonas rurais, a energia humana é empregada na agricultura, na pecuária e no extrativismo (mineral, vegetal e animal).
Nas regiões banhadas por mares ou rios, a pesca é uma importante atividade econômica.
Apesar de ilegal, o comércio de aves silvestres persiste, dizimando nossa fauna por meio do extrativismo animal.
Agricultura e pecuária são as principais atividades econômicas da zona rural. O desenvolvimento da agropecuária deu origem ao agronegócio, com a utilização de modernas tecnologias para atingir maior produtividade no campo.
Nas zonas urbanas, encontramos as indústrias que transformam as matérias-primas (produtos naturais) em produtos industrializados destinados ao mercado, isto é, comércio e serviços de atendimento às pessoas, como hospitais, postos de saúde, escolas, cinemas, teatros, bancos e restaurantes.
Atualmente, a relação entre cidade e campo modificou-se assim como a relação entre países. As novas tecnologias e os modernos meios de transporte aproximaram os países oferecendo aos consumidores uma imensa variedade de produtos, colaborando para a integração econômica e cultural entre as diversas partes do mundo.
Por: Wilson Teixeira Moutinho
Veja também:
- História do Trabalho: Do Primitivo ao Contemporâneo
- Trabalho Braçal e Trabalho Individual
- Como o Trabalho se Transforma em Mercadoria