O Tsunami é uma onda gigante ou uma série de ondas causadas pelo deslocamento de um grande volume de águas, pode ser causado por movimentos sísmicos na terra (terremotos), erupções vulcânicas, deslizamentos de terra, impactos diversos ou ventos fortes. Os Tsunamis ocorrem com frequência no Oceano Pacífico onde esses fatores e as falhas geológicas são mais comuns.
Também conhecidos como maremotos, ele gera uma quantidade de energia enorme formando ondas capazes de avançar quilômetros de distância da costa.
A diferença entre uma onda normal e um Tsunami é a frequência e a devastação que provoca, geralmente os Tsunamis são ondas gigantes e constantes rumo a costa, enquanto as ondas normais, seguem o ritmo marítimo de sempre.
Como se forma o Tsunami?
As causas mais comuns da formação de Tsunamis é quando placas tectônicas se movem abruptamente deslocando água verticalmente, quando acontecem no centro do mar passam despercebidas, mas ganham força quando seu raio de alcance chega em águas rasas, por exemplo, um sismo de 7,8 graus na escala Richter pode causar ondas de até 15 metros de altura, de acordo com a sua evolução e geografia.
Os sismos não são as únicas causas dos Tsunamis, vários fatores podem causar Tsunamis, um dos fatores que mais preocupam a humanidade é o risco de algum meteoro cair na Terra, dependendo da onde atingir nosso planeta, pode acabar com a vida humana na Terra, a força de um meteoro é de milhares de bombas nucleares.
Tsunami no Brasil
Não foi registrado de nenhum Tsunami em águas brasileiras, até hoje, a possibilidade de ocorrer um Tsunami no Brasil é praticamente zero, pois o território brasileiros e as áreas circundantes se encontram em áreas estáveis e sem falha geológica.
A chance de acontecer um Tsunami no Brasil, é se acontecer uma suposta erupção nas Ilhas Canárias com o vulcão Cumbre Vieja, se um cenário desse ocorresse, atingiria a região Norte e Nordeste do Brasil, sem saber ao certo a sua potência.
Tsunami no Oceano Índico em 2004
Um dos maiores Tsunamis da história da humanidade ocorreu em 26 de dezembro de 2004, atingiu 14 países dos continentes banhados pelo Oceano Índico e matou mais de 230 mil pessoas. Em alguns lugares a onde foi de mais de 30 metros de altura.
Tsunami no Japão em 2011
Em 11 de março de 2011 o Japão sofreu um Tsunami causado por um sismo de 8,9 Mw de magnitude em uma profundidade de 24,4 km, o Tsunami causou mais de 13 mil mortes e 16 mil desaparecidos.
Prevenção
Em muitos casos não é possível correr para escapar de um Tsunami, mas em vários países, existem equipamentos capazes de identificar sua formação e a propagação. E com isso alertar a população para sair das áreas de risco o quanto antes.
Por: Rafael Queiroz