O arqueólogo é aquele profissional interessado em buscar e desvendar os mais variados aspectos de origens e também da história da humanidade. Para isso, este profissional acaba indo ao encontro dos mais variados tipos de indícios, que possibilite a reconstrução de épocas antiga.
Este profissional acaba se debruçando especificamente nas questões relacionadas a análise dos mais diferentes objetos para que as histórias sejam recontadas. Através dos rastros que as pessoas deixaram para trás, é possível entender como funciona a sociedade de anos atrás, ao mesmo tempo que as pessoas também conseguem entender quais eram os costumes dos povos antigos.
O trabalho do arqueólogo começa, na grande maioria dos casos, dentro de um escritório, bem longe dos locais que acabaram sendo escavados ou explorados. Através das análises de mapas, fotos e também de relatórios, estes profissionais conseguem ter uma série de pistas, que permitem com que eles identifiquem quais são os pontos que podem ser interessantes em termos de achados.
Depois disso, estes profissionais acabam indo para o campo, com o objetivo de coletar todos os itens que possam acabar se transformando em informação sobre como uma determinada civilização ou uma determinada região se comportava referente aos mais variados assuntos.
Geralmente alguns itens acabam chamando a atenção destes profissionais, pois costumam guardar uma grande quantidade de informações, tais como habitações, templos, sepulturas, esculturas, pinturas, ferramentas, cerâmica, moedas, armas etc. Os itens que não podem ser removidos do local acabam sendo estudados, sempre com o objetivo de encontrar as mais variadas informações.
Uma outra atividade muito importante que este profissional acaba desenvolvendo no dia a dia é a definição de determinadas áreas que precisam ser protegidas, pois guardam uma grande quantidade de informações e riquezas como um todo para a sociedade. Estes são chamados de sítios arqueológicos, e cada região acaba tendo uma determinada política para definir estes espaços.
Opções de trabalho e mercado
Apesar de não existirem tantos profissionais arqueólogos quando comparado com outras profissões, o mercado é considerado estável. Além de trabalhar para o poder público, que frequentemente abre concursos para arqueólogo, estes profissionais também podem trabalhar em grandes obras de engenharia, usinas hidrelétricas, universidades, museus, dentre outros.
Remuneração
Os vencimentos iniciais dos profissionais que trabalham como arqueólogos giram em torno dos R$ 2 mil.
Formação
Para atuar como arqueólogo os profissionais precisam se formar no curso Bacharelado em história, com duração média de 8 semestres. Depois disso os profissionais podem fazer alguns cursos de especialização.