Planejar e desenhar o uso do espaço. Resumidamente, é isso o que o arquiteto faz, mas nessa pequena frase existe uma miríade de atividades que o arquiteto executa,
O arquiteto planeja o uso do espaço desenhando construções com fins residenciais, comerciais ou industriais. Ele procura utilizar o espaço da maneira mais eficiente, aproveitando-se bem de todos os recursos como luz, água, paisagem, o vento, o solo, relevo, além de levar em conta características artísticas, estéticas e de qualidade de vida. Afinal, são construções onde pessoas irão morar ou trabalhar por várias horas de seus dias.
Esse tipo de profissional precisa ter boa habilidade de desenho, ter inteligência espacial, boa capacidade de planejar e desenhar em três dimensões, ter conhecimentos matemáticas, capacidade de abstração, sensibilidade estética, dentre outras características. A profissão de arquiteto é particularmente importante nas grandes cidades, com sua escassez de espaço e questões de mobilidade. Nesses lugares, é muito importante que o espaço das construções seja otimizado, e que as habitações sejam confortáveis e ofereçam boa qualidade de vida.
Mercado de Trabalho
O profissional formado em arquitetura e urbanismo pode se especializar em várias áreas como urbanismo, que inclui o planejamento dos espaços urbanos; interiores, o planejamento do espaço interior da construção; paisagismo, que inclui as áreas externas das construções; história da arquitetura como professores e pesquisadores; restauração de prédios antigos, monumentos, fachadas históricas, dentre outros.
Pesquisas mostram que os arquitetos com os maiores salários têm empresas próprias, ou trabalham com execução de obras, são especializados em segurança do trabalho ou são professores.
Opções de Trabalho
O arquiteto pode trabalhar em construtoras, escritórios particulares tanto de arquitetura como de engenharia, como profissional liberal, como assessor, em instituições de pesquisa e órgãos públicos. Os arquitetos podem trabalhar em diversas áreas mais específicas como tecnologia e resistência de materiais, planejamento urbano e regional em órgãos públicos, trabalhar em grandes edificações, vendendo projetos ou soluções de decoração, construção ou mobilidade. O maior número de vagas para arquitetos vem de empresas públicas ou grandes construtoras. Locais com o mercado imobiliário em alta e onde o turismo demanda muitas construções grandes como hotéis também oferecem muitas oportunidades para arquitetos.
Remuneração
A renda mensal média do arquiteto brasileiro é de R$ 2.500 a R$ 6.200
Formação
O curso de Arquitetura e Urbanismo dura uma média de 10 semestres.
As melhores faculdades de Arquitetura e Urbanismo são: UFBA (Salvador), UFMG (Belo Horizonte), UFPE (Recife), PUCRS e UFRGS (Porto Alegre), Unicamp (Campinas), USP (São Carlos e São Paulo).