O artista Plástico é um profissional que vive de algo que muitas pessoas ainda não entendem, ao certo, como é possível dar dinheiro: a arte. Realmente não é uma tarefa nada fácil conseguir o sustento do dia a dia com atividades artísticas no Brasil, mas isso não é motivo para desistir de fazer aquilo que as pessoas realmente gostam.
E gostar acaba sendo um dos pré-requisitos fundamentais para que qualquer pessoa se torne um Artista Plástico, e passe a trabalhar como pintor, como desenhistas ou ainda como escultor, que acabam utilizando uma série de técnicas para criar obras que transmitem emoções para as outras pessoas.
Mas existem alguns tabus que estão sendo quebrados com relação as atividades artísticas, especialmente aquelas que envolvem habilidades manuais, como acontece com os artistas plásticos. Um deles é o fato de que o artista precisa ter talento nato para se tornar um profissional, ou então que precisa contar apenas com o seu poder de inspiração.
Na verdade, existe muita técnica envolvida no processo de criação artístico. Também é importante levar em consideração que a arte está sempre em constante movimento, ela está sempre mudando e se reinventando. Por isso, os artistas também precisam conseguir se adaptar rapidamente para os novos cenários artísticos que surgem rapidamente.
É claro que a criatividade acaba sendo muito importante para os artistas plásticos, mas nada valem se as pessoas não dominarem as técnicas que vão permitir transformar as ideias em algo concreto. Para isso, os artistas precisam utilizar técnicas como cerâmica, madeira, aquarela, tinta a óleo, esmalte, carvão, gesso, dentre outras.
Opções de trabalho e mercado
Infelizmente o artista plástico ainda sofre muito para conseguir pagar as contas no final do mês. O cenário não é considerado ideal em nenhum lugar do mundo, mas acaba sendo muito pior em países como o Brasil, onde não existem programas públicos eficientes, que incentivem as pessoas a criarem arte para sobreviver.
Estes profissionais geralmente acabam trabalhando como autônomo, criando e vendendo suas próprias peças. Podem também trabalhar como curadores de arte em museus ou galerias, ou até mesmo pesquisadores da área.
Remuneração
Os vencimentos médios de um artista plástico variam muito, dependendo do caminho que ele segue. Os professores de artes costumam ganhar, em média, R$ 1,2 mil incialmente.
Formação
Existem diversos cursos de Bacharelado em Artes Plásticas espalhados pelo Brasil, sendo que a duração média é de 4 anos, e os alunos precisam demonstrar domínio básico de determinadas técnicas artísticas.