Guia de Profissões

Assessor de Imprensa

O profissional que trabalha na assessoria de imprensa acaba tendo sua função principal bastante explícita no nome da carreira. Trata-se da pessoa que tem como trabalho o meio de campo entre uma determinada empresa, pessoa, instituição ou órgão governamental, e a imprensa, que tem um papel fundamental em informar as pessoas sobre os mais variados assuntos.

Apesar de ser uma carreira bastante consolidada no mundo da comunicação, existe uma grande polêmica em relação a formação deste profissional. Alguns afirmam que a atividade de assessoria de imprensa precisa ser feita por um Relações Públicas, enquanto que outros afirmam que a atividade deve ser feita pelos Jornalistas.

Existe atualmente uma briga entre as instituições que representam ambas as classes, mas fica claro que a escolha que foi feita pelas iniciativas privadas, de um modo geral, que o profissional mais habilitado para esta função seria justamente o jornalista.

Um dos motivos para esta escolha é o fato do jornalista entender como funcionam todos os processos que estão nos bastidores das mídias, o que pode acabar sendo uma grande diferença entre o cliente do assessor de imprensa sair ou não na mídia.

Assessor de Imprensa

O assessor de imprensa pode desempenhar duas funções ao mesmo tempo. Enquanto atua como um divulgador de quem ele representa, fazendo com que o seu cliente ou seu contratante realmente consiga aparecer na mídia da forma como ele deseja, este profissional também trabalha no lado da contenção e do filtro, respondendo as requisições da imprensa e garantindo que a imagem do contratante ou cliente não seja difamada ou denegrida.

Este profissional também costuma atuar na parte de comunicação da imprensa das empresas, especialmente quando as mesmas não contam com um setor específico de marketing para estas funções. Com isso, o assessor de imprensa também pode produzir conteúdo interno, como jornais, boletins informativos, dentre outros.

Opções de trabalho e mercado

O assessor de imprensa é um profissional que é bastante requerido nos dias de hoje, sendo uma saída muito interessante para os profissionais que se formam em jornalismo e que acabam não encontrando vagas nas redações. Hoje me dia toda empresa quer ter um assessor de imprensa, e praticamente todas as instituições e órgãos governamentais também acabam abrindo concursos para preencher a vaga.

Remuneração

A média de salário inicial de um assessor de imprensa fica na faixa dos R$ 2 mil, mas varia bastante de estado para estado.

Formação

Tanto jornalismo como relações públicas podem ser encontrados em todo o Brasil e contam com duração de 8 semestres, em média.