Guia de Profissões

Assistente Social

O assistente social é uma profissão muito interessante para as pessoas que gostam de trabalhar com outras pessoas, especialmente aquelas que desejam ajudar, mas de uma forma completamente diferente da ajuda oferecida por um médico ou qualquer outro profissional da saúde. Mas, de qualquer forma, essa e uma profissão que também pode acabar tendo impacto na forma como as pessoas se sentem em relação a saúde e bem-estar.

O profissional que decide trabalhar como assistente social deve ficar sem de olho nas condições socioeconômicas dos individuais como um todo, já que um dos trabalhos dele é garantir que as pessoas tenham condições mínimas de viver. Apesar de ter esta missão nobre, o trabalho do assistente social não é nada fácil, uma vez que as atuais sociedades capitalistas acabam impondo determinadas condições para que as pessoas consigam uma vida, no mínimo, digna.

A grande maioria dos profissionais que trabalham com assistência social acabam trabalhando para o governo, em alguma esfera (municipal, estadual ou federal), pois a grande maioria dos programas sociais são justamente postos coordenados pelo governo. Mas também existem diversas empresas privadas que acabam investindo na contratação de um assistente social, especialmente como forma de oferecer um certo tipo de apoio extra para questões pessoais e familiares dos empregados.

Assistente Social

É sempre importante ressaltar também que a profissão de assistente social ainda enfrenta uma série de pré-conceitos na sociedade como um todo, já que muitos afirmam se tratar de uma profissão que apenas promove a caridade entre as pessoas, o que acaba sendo um grande erro, pois o assistente social trabalha com bases sólidas, tais como psicologia, sociologia, história, antropologia e economia.

Opções de trabalho e mercado

Atualmente existem mais assistentes sociais formados do que vagas específicas para estas vagas. Os profissionais que se formam neste curso podem trabalhar para os governos, mas precisam passar por concurso públicos na grande maioria dos casos. Já as vagas que são oferecidas nas empresas privadas geralmente são destinadas ao setor de Recursos Humanos.

Um setor que está em fase de crescimento no Brasil e que está se mostrando um excelente mercado para os profissionais que trabalham como assistente social é o terceiro. ONGs costumam contratar muitos assistentes sociais, pagando, em determinados casos, bons salários.

Remuneração

O salário inicial de um profissional assistente social é de R$ 1300,00.

Formação

Existe um curso de nível superior para a profissão de Assistente Social, com duração total de 8 semestres.