Guia de Profissões

Bibliotecário

O bibliotecário é o profissional que cuida de toda a logística que envolve a catalogação, classificação e arquivamento de informações registradas em diversos suportes – livros, CD-ROMs, fitas de vídeo – de uma maneira adequada à sua conservação e de forma a facilitar sua consulta pelo usuário.

É um trabalho de fundamental importância na difusão dos conhecimentos nos diversos setores da sociedade. Sua origem remonta à Antiguidade, quando se formaram blibliotecas famosas como a de Alexandria.

No Brasil, embora tenha sido reconhecida somente em 1962, a Biblioteconomia vem sendo exercida desde a formação das primeiras bibliotecas, trazidas no século XVI pelos jesuítas portugueses.

Até a década de 1980, esse profissional desenvolvia sua atividade quase somente em bibliotecas públicas e universitárias. Desde então, ampliou-se seu campo de trabalho, que passou a incluir centros de documentação das mais diversas instituições – vários tipos de empresas, escolas, centros culturais.

Pessoas físicas também solicitam os serviços desse profissional, quando necessitam de ajuda especializada para organizar seus acervos pessoais.

O surgimento da informática foi fundamental para o trabalho do bibliotecário, que hoje dificilmente exercerá sua atividade sem dominar as tecnologias da computação. A informática também abriu novas áreas de atuação para esse profissional, como redes de informações dentro das empresas (intranet), em que poderá contribuir com os especialistas em informática, oferecendo suas qualificações específicas.

O bibliotecário deve possuir ótima formação geral e ter familiaridade com os mais diversos tipos de registros escritos e iconográficos.

Mercado

Em alta. A biblioteconomia é uma atividade estratégica no mundo globalizado. O aumento do registro de informações nos mais diversos suportes materiais faz com que sua catalogação e classificação sejam uma tarefa fundamental para facilitar a consulta pelo usuário final.

Opções de trabalho

Os bibliotecários podem exercer seu trabalho em todos os tipos de instituições que necessitem manter bibliotecas e outros arquivos de informação. Podem atuar como funcionários contratados ou consultores autônomos.

Remuneração

O salário inicial de um bibliotecário gira em torno dos R$ 1,4 mil, variando de estado para estado.

Formação

O curso que deve ser feito é o Bacharelado em Biblioteconomia, disponível em diversas universidades públicas, com duração média de 8 semestres.