O bioquímico tem um grande campo em indústrias e laboratórios, onde faz pesquisa de medicamentos, cosméticos e alimentos e análises clínicas. A bioquímica é a área da química que estuda os compostos orgânicos.
As duas grandes divisões da Bioquímica são as análises clínicas e a pesquisa e o controle de novos compostos orgânicos. Esse profissional atua na área médico-hospitalar ou na indústria. Nas análises clínicas (área médico-hospitalar), o bioquímico enfrenta maior concorrência, pois as atividades desenvolvidas por ele podem ser executadas também por biomédicos, médicos patologistas e biólogos. As tarefas principais são a análise de exames (de sangue e urina, por exemplo) e a emissão de laudos. O bioquímico pode também desenvolver novos tipos de testes e novas metodologias.
A indústria oferece mais oportunidades para esses profissionais. Alimentos, medicamentos e cosméticos são os principais produtos com os quais os bioquímicos trabalham. Eles podem desenvolver novos compostos ou dedicar-se ao controle de qualidade.
A pós-graduação é importante para esses profissionais, principalmente para quem pretende pesquisar novos compostos químicos para a indústria.
Mercado
Estável. Mesmo havendo muitos postos de trabalho, existe a concorrência de médicos patologistas, biólogos e biomédicos, que também estão habilitados a exercer atividades coincidentes com as do bioquímico.
Opções de trabalho
O bioquímico pode trabalhar na área industrial – farmacêutica, de alimentos, de cosméticos – ou na área clínico-hospitalar, quase sempre como funcionário contratado.
Remuneração
Salário médio inicial: R$ 1.560,00.
Formação
8 semestres, em média.
Bacharelado em Bioquímica: UFBA-Salvador/BA; UFMG-Belo Horizonte/MG; Ufop-Ouro Preto/MG; UEM-Maringá/PR; UFJF-Juiz de Fora/MG; UFRN-Natal/RN; Univali-Itajaí/SC; Efoa-Ceufe-Alfenas/MG; Faculdades e Centro Tecnológico Oswaldo Cruz-São Paulo/SP; São Camilo–São Paulo/SP; UEPG-Ponta Grossa/PR; UFF-Rio de Janeiro/RJ; UFPB-João Pessoa/PB; UFPE-Recife/PE; UFSM-Santa Maria/RS; PUC-Curitiba/PR; UEL-Londrina/PR; Unesp-Araraquara/SP; USP-Ribeirão Preto/SP; USP-São Paulo/SP; Ufes-Vitória/ES; UFG-Goiânia/GO; UFRJ-Rio de Janeiro/RJ; UFSC-Florianópolis/SC; Faculdade Objetivo-Brasília/DF.