Guia de Profissões

Ecólogo

Pode parecer um nome um tanto quanto estranho, mas o ecólogo acaba tendo uma importância fundamental nos dias de hoje, nos quais a humanidade está cada vez mais preocupada com o meio ambiente, especialmente nas questões que estão diretamente relacionadas ao impacto da ação do homem no meio ambiente e na natureza como um todo.

O nome ecólogo acaba vindo diretamente da palavra ecologia, portanto o ecólogo nada mais é do que o profissional que acaba se tornando um perito em ecologia. Por isso, essa figura acaba tendo, como principal objetivo de carreira, ajudar a sociedade na busca pelas mais variadas formas de preservação do planeta.

Para isso, o ecólogo precisa ter um amplo e vasto conhecimento das características do Planeta, especialmente de todos os seres vivos que podem ser encontrados na Terra e que acabam tendo algum impacto no planeta como um todo.

É sempre importante ressaltar que a luta pela manutenção da vida e das condições ecológicas do planeta está diretamente relacionada com a sobrevivência das pessoas, uma vez que as pessoas dependem dos recursos naturais oferecidos pelo planeta, que depende de uma condição estável de preservação para continuar oferecendo as condições de vida necessárias

Ecólogo

Interessa ao ecólogo assuntos como preservação da natureza, prevenção e combate à poluição, manejo do lixo, utilização correta dos recursos naturais e recuperação de áreas devastadas. Eles podem fazer o seu trabalho tanto de uma forma mais teórica, quando estes profissionais acabam conduzindo as mais variadas pesquisas, ou então de uma forma mais prática, colocando as mãos na massa e realmente fazendo o que precisa ser feito para preservar a saúde do planeta.

Opções de trabalho e mercado

O mercado para os profissionais que atuam como ecólogos pode ser considerado em alta nos últimos anos, nos mais variados estados do Brasil, e também no resto do mundo. E um dos principais motivos é o fato do aumento da preocupação que as pessoas acabam tendo com o meio ambiente.

Hoje em dia as empresas precisam criar políticas de preservação ambiental, e o ecólogo acaba sendo uma figura importante na hora de criar ou de implementar estes projetos. Além disso, o ecólogo também pode prestar serviços nas mais variadas ONGs.

Remuneração

Os vencimentos médios de um ecólogo no começo da carreira gira em torno dos R$ 1,9 mil.

Formação

O curso de bacharelado em ecologia tem duração média de 8 semestres.