Em temos de crise econômica, a figura dos economistas passa a surgir com uma grande frequência na mídia, e consequentemente eles passam a estar na boca de todos. Mas estes profissionais não trabalham apenas quando uma determinada região acaba enfrentando problemas em relação a sua economia.
Basicamente o economista precisa desenvolver uma visão ampla, especialmente com a consolidação da globalização. Afinal de contas, quando existe uma mudança na economia em um país, elas podem acabar alterando a economia de outros lugares também.
O economista precisa compreender todas as mudanças que a economia vive e tentar sempre pensar no futuro, o que pode acontecer com a economia de uma determinada região. Estas informações acabam sendo decisivas na vida de uma empresa que está escolhendo um país para investir, por exemplo.
O economista também acaba sendo uma figura muito importante, central, na definição de determinadas estratégias governamentais, no que é chamado de análise macroeconômica. O economista, quando trabalha para o governo, pode tanto fazer previsões quanto também analisar os mais variados projetos que possam movimentar a economia.
Um outro campo profissional para os economistas muito interessante e que vem aumentando a sua demanda por este tipo de profissional nos últimos anos são institutos de pesquisa econômica. Estas empresas geralmente são contratadas por outras empresas e também pelo governo. Além disso, elas também costumam divulgar pesquisas para a imprensa, sendo que muitos dos dados apresentados por elas costumam ter um grande impacto na economia como um todo.
Opções de trabalho e mercado
Atualmente o mercado para os economistas é considerado estável. Houve um aumento na quantidade de profissionais desta natureza que acabaram sendo contratados nos últimos anos, e geralmente existe um crescimento na demanda de trabalho quando uma determinada região passa por uma economia.
Mas também houve um aumento considerável na quantidade de profissionais formados em economia que estão disputando vagas no mercado de trabalho, e com isso acaba equilibrando a balança. Houve também uma redução considerável na quantidade de vagas que são abertas pelo poder público, especialmente depois dos cortes nos orçamentos, reduzindo a abertura de novas vagas.
Uma área que está aumentando a quantidade de pessoas contratadas é o setor de consultorias.
Remuneração
Os vencimentos iniciais de um economista giram em torno dos R$ 3,5 mil, sendo que podem chegar até os R$ 9 mil nas grandes empresas.
Formação
O curso superior de economia pode ser encontrado com relativa facilidade no Brasil, e apresenta uma duração média de 10 semestres.