Guia de Profissões

Engenheiro Agrícola

O trabalho deste profissional é muito importante para o desenvolvimento de agricultura sustentável, para que se possa evitar os desperdícios e ainda melhorar a produtividade das fazendas e das cooperativas.

Um dos maiores problemas da área de agricultura no Brasil atualmente, é o desperdício dos produtos em estoque. É muito comum que muitas toneladas de alimentos, entre eles arroz e feijão estraguem devido as suas más condições de armazenamento.

A partir disto, uma das funções do profissional é diminuir toda a perda dos produtos finais, com a construção dos estábulos, silos, e ainda estufas com sistemas de ventilação e refrigeração adequados que podem ajudar na duração deste alimento.

O trabalho deste profissional envolve desde a colheita, onde é responsável por boas condições de água e do solo. É ele quem faz isso desde a projeção dos sistemas de irrigação, drenagem e a conservação de solo, e até mesmo a parte hidráulica e de mecanização dos produtos.

Na região Nordeste, os profissionais atuam em órgãos governamentais e assessorando e orientando o pequeno produtor.

Engenheiro Agricola

No momento da comercialização da produção, é indicado por este profissional a melhor embalagem e o transporte para que os alimentos não sejam devidamente danificados. Muitas regiões de estados do Norte e Nordeste, incluem estes profissionais na produção do frango, frutas e da castanha de caju. Em situações como estas, o engenheiro agrícola é contratado para a prestação de serviços de consultoria as empresas que necessitam de seu conhecimento técnico para manter a qualidade dos produtos e serviços.

Agora em regiões centro oeste e sul, o profissional atua com grandes e pequenos produtores, tanto para processar o armazenamento dos grãos, como para a mecanização agrícola por exemplo. Estes profissionais podem ainda atuar em controles de mercadorias que passam por portos, estágios de produção de fazendas, cooperativas e empresas agrícolas, áreas onde é obrigatório a existência deste profissional.

Mercado

O mercado de trabalho para este profissional está em alta, e este profissional poderá atuar em fazendas diversas, desenvolvendo programas de apoio a agricultura em bancos, em empresas e órgãos do governo.

Estes profissionais podem gerenciar as propriedades rurais e as cooperativas.

Além disto o profissional poderá implementar os vários projetos de mecanização, e sistemas de drenagem e de irrigação para áreas rurais.

Remuneração

Em média, a remuneração deverá ser de R$ 1800 mensais, para uma carga horária de trabalho de 20 horas semanais.

Formação

Esta formação ocorre em dez semestres, e entre as melhores instituições que oferecem este tipo de curso, podemos citar a Unifenas-Alfenas/MG; Ufla-Lavras/MG; Uniube-Uberaba/MG; UFV-Viçosa/MG; UFPB-Campina Grande/PB; Unioeste-Cascavel/PR; UFF-Niterói/RJ; Ulbra-Canoas/RS; UFPel-Pelotas/RS; Unisc-Santa Cruz do Sul/RS.