Em tempos nos quais a preocupação com o meio ambiente faz parte da agenda global, tanto no que diz respeito a responsabilidade das grandes corporações quanto das pessoas nas suas tarefas cotidianas do dia a dia, as profissões e atividades que estão diretamente relacionadas com o meio ambiente estão em alta.
Uma delas é a de Engenheiro Ambiental, que acaba atuando como pesquisador, como planejador e também como consultor nas questões que envolvem o meio ambiente como um todo. O especialista acaba tendo como principal responsabilidade a criação e também o planejamento das diferentes formas de controle de poluição industrial, ou ainda com o tratamento de esgotos.
Este profissional também pode trabalhar não apenas na parte de planejamento, mas também na hora de colocar a mão na massa, implementando os sistemas de saneamento para melhorar a qualidade de vida da população como um todo.
Ao mesmo tempo que os casos e as histórias das empresas que negligenciam completamente as questões do meio ambiente na hora de criar os seus projetos e suas estruturas, hoje em dia existe um monitoramento muito mais firme, não apenas das instituições fiscalizadoras, mas também da própria comunidade. Por isso, muitas companhias que não deram importância para o meio ambiente no passado estão mudando sua história.
As atividades e também as preocupações do profissional que se forma em Engenharia Ambiental acabam variando muito de região para região, especialmente no Brasil, que é um país de dimensões continentais, onde cada estado e cada cidade conta com alguma particularidade. Portanto, além de conhecimento técnico, este profissional também precisa conseguir se adaptar as diferentes realidades que surgem diante dos seus olhos.
Opções de trabalho e mercado
Os profissionais que se formam nas diferentes áreas da engenharia geralmente encontram um mercado estável, especialmente no Brasil, um país onde faltam engenheiros para as vagas que exigem mão de obra qualificada. No caso do Engenheiro Ambiental, este mercado pode ser considerado em alta, especialmente com diversas empresas privadas contratando este tipo de profissional.
Além disso, os profissionais desta área ainda podem trabalhar nos escritórios de consultoria, uma vez que estas empresas acabam sendo consideradas fundamentais na execução dos mais variados tipos de projetos. Além de todas estas possibilidades, o Engenheiro Ambiental ainda pode trabalhar junto ao poder público.
Remuneração
Os vencimentos iniciais de um Engenheiro Ambiental no começo da carreira giram em torno dos R$ 2,5 mil.
Formação
O curso de Engenharia de Produção tem duração média de 5 anos.