Com o crescimento exponencial da quantidade de computadores que podem ser encontrados em nossa sociedade atual, e também com o crescimento, nas mesmas proporções, que o computador está tendo em nossas vidas, o segmento de Engenharia da Computação também está se tornando como um dos mais procurados e também um dos que mais contrata.
Mas não pense que esta é uma área fácil de conseguir trabalho, ou de conseguir se manter no mercado. Apesar de existir uma grande quantidade de oportunidades, as empresas estão cada vez mais exigentes com relação a formação destes profissionais.
Uma outra característica do profissional de Engenheiro da Computação é o fato de que é muito importante que ele tenha facilidade de se manter sempre atualizado com todas as mudanças e novidades que surgem. E essa pode ser considerada como uma das tarefas mais complicada, uma vez que o mundo da tecnologia muda todos os dias.
O profissional que trabalha com engenharia da computação também precisa dominar outros idiomas, especialmente o inglês, já que grande parte das novidades que possuem impacto significativo na indústria acabam saindo dos Estados Unidos.
Em termos de atividades, existe uma grande diferença, que muitas pessoas não entendem, entre o Engenheiro da Computação e o programador. Isso porque o engenheiro precisa dominar não apenas esta parte de escrever códigos que vão resultar em programas, mas também precisa entender toda a estrutura das máquinas e dos sistemas. Este profissional também precisa implementar a arquitetura de computadores, bem como desenvolver redes, dentre outras atividades.
Opções de trabalho e mercado
Este é um mercado que pode, facilmente, ser considerado como em alta. Engenheiro Mecânico é uma das profissões que frequentemente aparecem nas listas das chamadas profissões do futuro. Ou seja, a tendência é continuar crescendo a quantidade de oportunidades neste segmento.
Dentre as diversas oportunidades de trabalho que um Engenheiro de Computação estão desenvolvimento de softwares, implementação de redes, consultorias e fabricação e comercialização de equipamentos e componentes. Além disso, pode trabalhar em centros de pesquisas e universidades.
Além de todas as oportunidades profissionais em empresas, estes profissionais também podem trabalhar como autônomos ou abrir sua própria empresa.
Remuneração
Esta é uma das carreiras, atualmente, que oferecem os melhores salários, sendo que a média inicial fica em torno dos R$ 3 mil.
Formação
Para se tornar um Engenheiro da Computação, os profissionais precisam passar por um curso de nível superior, com duração mínima de 8 semestres.