A prospecção, a extração e o aproveitamento dos recursos minerais, de acordo com princípios de desenvolvimento sustentável, são as principais tarefas desse engenheiro.
O engenheiro de minas desenvolve atividades ligadas à pesquisa e à extração mineral, como captação de água subterrânea, beneficiamento de minérios e abertura de vias subterrâneas. Pode especializar-se também em explosões para a realização de obras, como túneis e rodovias. O setor de mineração recebeu grandes investimentos nas décadas de 1970 e 1980, que foram aplicados em obras, equipamentos e pesquisas.
Com a queda do consumo das matérias-primas minerais em nível mundial nos anos de 1990, os investimentos cessaram. No entanto, esse quadro vem alterando-se gradativamente, graças à entrada de companhias estrangeiras na atividade de lavra, sinalizando um aquecimento na oferta de trabalho no setor.
O curso de Engenharia de Minas oferece todas as matérias básicas da área da Engenharia, como Física, Matemática e Química.
Com a entrada da automação na indústria de minérios, a informática passou a fazer parte dos currículos. Os alunos adquirem também conhecimentos de Economia, necessários para que façam avaliações precisas de viabilidade econômica de projetos de exploração mineral. As questões ambientais também são discutidas.
O engenheiro de minas pode desenvolver pesquisas nas seguintes áreas: Minas (superficial e subterrânea); Mineralogia Aplicada; Tratamento Mineral; Exploração; Economia Mineral; Engenharia Geológica; Impacto Ambiental; Caracterização de Minerais.
Entre as principais regiões do país que absorvem esse profissional estão os polos industriais do Sudeste, onde existe grande concentração de indústrias, como a de cimento. Em Minas Gerais e no Espírito Santo, a exploração de pedras ornamentais movimenta um mercado bastante aquecido.
Mercado
Estável. As mineradoras do país – muitas entre as principais do mundo – são também grandes empregadoras e absorvem com relativa facilidade os novos profissionais que ingressam no mercado.
Opções de trabalho
• Trabalhar em empresas mineradoras, de consultoria ou de prestação de serviços na área de mineração.
• Atuar em centros de pesquisa científica ou tecnológica do setor público ou privado.
• Dedicar-se à carreira acadêmica.
Remuneração
Salário médio inicial: R$ 2.400,00.
Formação
10 semestres.
Bacharelado em Engenharia de Minas: UFBA-Salvador/BA; UFPB-João Pessoa/PB; UFMG-Belo Horizonte/MG; Ufop-Ouro Preto/MG; UFPE-Recife/PE; UFRGS-Porto Alegre/RS; USP-São Paulo/SP; UFCG-Campina Grande/PB.