Este curso de engenharia pode ser considerado um dos mais procurados pelas pessoas que procuram por algum curso desta área, ao lado de engenharia de civil. O profissional que se forma nesta área tem como principal tarefa aumentar a produtividade, ao mesmo tempo que cria mecanismos para reduzir os custos de produção. Com isso, o Engenheiro de Produção acaba tendo um papel fundamental para tornar as empresas mais competitivas.
Com o aumento considerável na competitividade entre as empresas, este profissional acabou vendo a quantidade de vagas disponível crescer bastante. Além disso, o engenheiro de produção acaba tendo uma vasta gama de possibilidades na hora de escolher um segmento onde vai trabalhar ou então um nicho de mercado.
O que realmente importa para este profissional é conseguir entender e descobrir diferentes métodos de interação entre os homens e também as máquinas. Além disso, este profissional também deve sempre analisar os diferentes tipos de recursos que estão disponíveis e que podem ser aplicados no segmento onde trabalha.
Não basta ter apenas conhecimentos específicos que podem ser aplicados no segmento de produção, existem outras áreas muito importantes e que acabam contribuindo bastante para o trabalho do engenheiro de produção, tais como economia e administração.
Uma das vantagens de se tornar um engenheiro de produção é o fato de que, quase sempre, este é um profissional que acaba sendo recrutado já em uma posição de comando, que pode ser desde uma função de planejamento até uma coordenação ou supervisão. Quase sempre estes profissionais acabam tendo uma equipe, e isso acontece logo no começo de suas atividades.
Opções de trabalho e mercado
Apesar de ser um segmento a engenharia considerado clássico, o mercado de Engenharia de Produção está sendo considerado como em alta, justamente pela maior importância que as empresas estão dando para estes profissionais.
Durante muito tempo, o responsável pelas questões de produção dentro das empresas eram gestores que vinham de outras áreas e que tinham formações variadas. Mas, hoje em dia, as empresas estão investindo em profissionais que tenham qualificação específica para realizar este tipo de atividade.
Em termos de oportunidades de trabalho, o Engenheiro de Produção pode atuar nos setores industriais, em hospitais, órgãos de administração pública, bancos etc.
Remuneração
O vencimento médio inicial de um engenheiro de produção fica em torno dos R$ 3 mil.
Formação
O curso de Engenharia de Produção pode ser encontrado com relativa facilidade, e o tempo de duração do curso é de 10 semestres, em média.