Guia de Profissões

Engenheiro de Telecomunicações

Ele procura melhorar os serviços de comunicação a distância, buscando novas formas de usar a tecnologia.

O engenheiro de telecomunicações planeja, desenvolve, coloca em operação, analisa e gerencia equipamentos e sistemas de transmissão e recepção de vozes, imagens e dados. Ele pode atuar em diversos segmentos, como na indústria de equipamentos ou nas concessionárias de serviços de telecomunicações, em empresas que utilizam transmissão de dados e naquelas que atuam na área de eletrônica.

A partir da década de 1990, o Brasil deu um grande salto na área de telecomunicações, ampliando serviços que antes só eram acessíveis a um número restrito de pessoas, como telefones celulares, Internet e TVs a cabo. Isso aumentou a demanda por pessoal especializado. Contudo, depois dos grandes investimentos da década passada, o setor dá os primeiros sinais de crise, não só no Brasil como em todo o mundo.

A realidade atual diminui a oferta de emprego para o engenheiro de telecomunicações, profissional que era muito disputado quatro, cinco anos atrás. Mesmo assim, o campo é amplo e os bem preparados encontram relativa facilidade para conseguir uma colocação.

O setor que mais oferece oportunidades é o da telefonia, principalmente a móvel, que cresceu rapidamente no país. Em 1998, havia 4,1 milhões de celulares em operação. Em maio de 2005, esse número já chegava a 70 milhões.

Engenheiro de telecomunicações

Mercado

Estável. Os grandes investimentos em telefonia já não ocorrem como ocorreram logo após a privatização do sistema Telebrás. Contudo, as novas tecnologias de telecomunicação geram demandas por profissionais que se mantêm atualizados. Algumas regiões do país, como Nordeste e Centro-Oeste, têm carência desse engenheiro.

Opções de trabalho

Atuar em empresas de telefonia (nos fabricantes de equipamentos ou nas concessionárias de serviços); em órgãos de regulamentação da atividade; no setor de entretenimento, como rádio e TV; e na área de transmissão de informações via satélite, entre outras.

Remuneração

Salário médio inicial: R$ 2.400,00.

Formação

10 a 12 semestres

Bacharelado em Engenharia de Telecomunicações: Uniube-Uberaba/MG, PUC-Belo Horizonte/MG; UTP-Curitiba/PR; Cefet-Rio de Janeiro/RJ, Faculdade da Cidade-Rio de Janeiro/RJ, IME-Rio de Janeiro/RJ, PUC-Rio de Janeiro/RJ, UFF-Niterói/RJ, Unesa-Rio de Janeiro/RJ; USM-São Paulo/SP;

em Engenharia Elétrica-Eletrônica com ênfase em Telecomunicações: Inatel-Santa Rita do Sapucaí/MG; FEI-São Bernardo do Campo/SP, Unitau-Taubaté/SP, UMC-Mogi das Cruzes/SP.