Guia de Profissões

Engenheiro Naval

O profissional Engenheiro Naval é o responsável por construir as embarcações e plataformas, além de criar seu sistema de navegação.

Ao realizar todos os projetos de uma embarcação, os engenheiros navais criam a forma do produto, escolhem os motores, propulsores e cascos. É este profissional que também analisa toda a segurança, fiscaliza a construção e faz a devida manutenção.

Entre algumas de suas funções projetar diques e plataformas para a prospecção de petróleo, além é claro das tubulações para os transportes hidroviários, desenvolvendo pesquisas para materiais de navegação bem como um planejamento de forma portuária.

Esta atividade é um tanto atraente, já que depois de uma grande crise neste setor de empresas de navegação, o mercado começou a se desenvolver novamente. Uma outra alternativa de trabalho é projetar e construir as médias e pequenas embarcações, bem como atuar na indústria de pesca e navegação fluvial, bem como se integrar ao departamento de engenharia naval ou bases da Marinha brasileira.

Regiões como Rio de Janeiro e São Paulo são os melhores mercados, mas também há áreas de atuação no Amazonas, Ceará, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Boa parte destes engenheiros está em sociedades classificadoras, estas que são entidades internacionais que podem dar toda a certificação de segurança para os sistemas de embarcação.

Engenheiro Naval

Sua formação conta com uma base científica é bastante forte, com muitas disciplinas como a Física e a Matemática, estudos de Sistemas Mecânicos, Arquitetura Naval e os sistemas oceânicos.

As melhores escolas possuem um grande tanque, com geradores de ondas e ventos, onde os estudantes devem testar seus conhecimentos, analisando o comportamento de navios e de estruturas em várias situações. A partir disto, nas oficinas de modelo, os alunos devem projetar embarcações de miniatura controladas por rádio, em situações bastante semelhantes as embarcações reais.

Mercado

O mercado para este profissional é estável, e depois de um longo período de retração no mercado, o mercado oferece sinais atrativos de crescimento, em especial em setores de pequenas embarcações e de logística de transportes. A boa perspectiva ocorre também na área oceânica, principalmente nas áreas de exploração e de produção do petróleo.

Opções de trabalho:

Entre as opções de trabalho podemos citar que o profissional deve trabalhar em estaleiros, construir as embarcações militares e de sistemas de off shore que levam o pessoal para plataformas marítimas.

Além disto o profissional deverá planejar todo o transporte de cunho hidroviário.

Remuneração

O salário médio mensal, para uma carga horária de trabalho de 20 horas é de R$ 2.560 iniciais.

Formação

A formação ocorre em até 10 semestres, e as melhores instituições que oferecem o curso são a USP-São Paulo/SP; UFRJ-Rio de Janeiro/RJ.