Guia de Profissões

Farmacêutico

Muitas pessoas pensam no farmacêutico como aquela figura que fica no canto das farmácias e que tiram as dúvidas com relação a algum medicamento que os clientes precisam comprar. Mas este profissional a tua em uma área muito mais vasta do que as paredes de uma simples farmácia, e as atividades exercidas exigem que eles tenham muito estudo e responsabilidade.

Antes de mais nada, aquelas pessoas que pretendem trabalhar como farmacêuticas devem se preparar para enfrentar alguns bons anos de estudos, em um curso que não pode ser considerado dos mais fáceis. Além disso, a indústria farmacêutica evolui tão rapidamente quanto o mercado de tecnologia, por isso ele precisa estar sempre atualizado com as últimas novidades do mercado.

Pode-se afirmar que esta é uma boa escolha para quem não possui dificuldades com as ciências extadas e também para quem procura uma carreira tradicional, mas que ainda consegue oferecer uma grande quantidade de empregos e de oportunidades.

Ao terminar o curso de farmácia, este profissional acaba tendo uma vasta gama de possibilidades que poderão ser escolhidas e definidas para a sua carreira. Além dos pontos comerciais de vendas de remédios e outros tipos de drogas, eles também podem trabalhar na indústria, participando diretamente do processo de fabricação das mais variadas substâncias.

Farmacêutico

Os profissionais também podem trabalhar nas farmácias que estão localizadas dentro dos hospitais, e que também acabam tendo uma grande responsabilidade junto aos pacientes. Um outro campo de atuação muito interessante para os farmacêuticos são os laboratórios de análises clínicas.

Opções de trabalho e mercado

Como citado anteriormente, o mercado para o farmacêutico é bastante vasto e as pessoas podem escolher diversos tipos de carreiras que podem ser seguidas depois que a formação é concluída. Nos últimos anos o mercado acabou crescendo muito, especialmente com a lei aprovada, definindo que todas as farmácias devem ter um farmacêutico ou uma farmacêutica disponível.

Mas é importante salientar que esta é uma carreira que acaba apresentando uma grande diferença em termos de quantidade de vagas disponíveis entre os estados. Em determinadas regiões o mercado está saturado, enquanto que em outras faltam profissionais formados.

Remuneração

Os vencimentos médios iniciais para os profissionais que começam a trabalhar como farmacêuticos giram em torno dos R$ 1,3 mil.

Formação

O curso de farmácia, de nível superior, é considerado um curso difícil, mas relativamente curto, com duração de 4 anos em média. Esta formação está disponível em praticamente todas as regiões do país.