O físico é um cientista que pode encontrar trabalho nas mais variadas áreas. Muitas pessoas ainda acreditam que as regras da física acabam não tendo qualquer tipo de impacto no cotidiano da sua vida no dia a dia, mas grande parte de tudo que é utilizado pelas pessoas no dia a dia acabam passando pela física.
Para que uma pessoa consiga se tornar um físico, é preciso ter facilidade com números e com as ciências exatas, como um todo. De um modo geral, o Brasil ainda produz uma baixa quantidade destes profissionais, que acabam sendo fundamentais para o processo de evolução de uma determinada região. Um dos motivos é a falta de qualidade do ensino de base, especialmente da matemática.
Além da facilidade de lidar com os números, o físico também precisa ter uma certa facilidade de analisar o que está acontecendo na sua volta, identificando os diferentes fenômenos e regras da física que acabam tendo um papel importante no dia a dia.
Portanto, o físico não precisa, necessariamente, trabalhar como professor, dando aulas para os estudantes de diferentes níveis. Este é um profissional cada vez mais incorporado aos processos, especialmente os industriais. Existem diversos centros de pesquisa que contratam físicos, que podem trabalhar sozinhos ou então trabalhar com outros profissionais.
Opções de trabalho e mercado
O mercado para as pessoas que se formam no curso de física e que desejam trabalhar como professores de escolas de nível primário ou secundário podem encontrar um certo esgotamento nas principais cidades do Brasil. Isso acontece basicamente porque o professor de física acaba sendo contratado apenas para o ensino médio, o que acaba diminuindo a quantidade de escolas que ele pode trabalhar.
Mas existem diversas outras áreas de trabalho interessantes para os profissionais que não seguem necessariamente o caminho da sala de aula. O desenvolvimento dos mais variados tipos de produtos acaba necessitando do trabalho do físico, especialmente nas indústrias eletrônicas e metalúrgica. Portanto, esse é um segmento realmente interessante o físico.
Nos últimos anos também está aumentando a quantidade de bancos e outras instituições financeiras que também estão começando a contratar físicos. O objetivo, neste caso, é incorporar na equipe um profissional que geralmente consegue apresentar uma boa capacidade de cálculos e de raciocínio.
Remuneração
O salário médio inicial par ao físico, quando ele trabalha na indústria, fica em torno dos R$ 2 mil. Já para os professores costumam começar ganhando R$ 1,4 mil, em média.
Formação
O curso de física tem duração média de 8 semestres.