A principal responsabilidade do fonoaudiólogo é cuidar dos mais variados tipos de distúrbios que podem acabar ocorrer na fala e na voz.
O número de pessoas atingidas por distúrbios da fala e da voz supera a soma de todas as outras deficiências. Gagueira, alteração da fala, da leitura e da escrita são comuns e interferem no rendimento escolar e na vida das crianças; no caso dos adultos, na vida profissional e nas relações pessoais. Quem cuida desses distúrbios é o fonoaudiólogo, profissional que avalia o problema e faz o tratamento, por meio da aplicação de exercícios.
Muitas vezes, o fonoaudiólogo trabalha com o foniatra, especialista médico que estuda, diagnostica e trata problemas da fala de causa orgânica, funcional ou emocional.
Grande parte dos problemas da fala e da voz na criança é observada por pediatras ou educadores na época da alfabetização. Quanto aos adultos, muitas vezes são vítimas de sequelas de acidentes, cirurgias e doenças degenerativas.
Locutores, atores e políticos também desejam melhorar sua performance oral. A fonoaudiologia estética, utilizada nesses casos, visa a aprimorar os padrões de articulação, respiração, entonação e interpretação das palavras.
Formação
O curso de Fonoaudiologia inclui entre as disciplinas Anatomia, Bioquímica, Neurologia, Psicologia, Fonologia e Linguística. Em algumas universidades, o curso está ligado à área da saúde; em outras, à Educação e Psicologia.
O profissional pode optar entre:
- Fonoaudiologia Clínica – reabilitação de distúrbios;
- Fonoaudiologia Educacional – estudo, prevenção e diagnóstico de problemas da comunicação e elaboração de programas de alfabetização;
- Fonoaudiologia Estética – aprimoramento dos padrões de voz e fala; e
- Audiologia – diagnóstico de problemas de audição, prevenção e conservação auditiva.
Mercado
Estável para trabalhar em hospitais. As chances são maiores nas regiões Norte e Nordeste, nas quais o número de profissionais é bem menor que em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
As assessorias para meios de comunicação, artes e telemarketing constituem uma área em expansão dentro da fonoaudiologia. Nas empresas, o mercado está saturado.
Opções de Trabalho
- Atuar em empresas, verificando ruído ambiental ou fazendo avaliação audiológica.
- Dar consultoria e ensinar técnica de voz.
- Lecionar em faculdades.