Os profissionais na área de fotografia devem dominar a utilização de máquinas, bem como de lentes e de filmes, além de técnicas para revelação, tratamento de imagens analógicas e digitais.
Este profissional ainda domina as técnicas de iluminação, e seu trabalho poderá ser de cunho jornalístico, ou ainda documental ou comercial. Este profissional poderá atuar nos jornais, revistas, sites, cinema e agências de publicidade, o que geralmente é o ambiente inicial deste profissional.
Como está o mercado de trabalho para estes profissionais?
O mercado tradicional de trabalho destes profissionais deve envolver jornais e revistas, mas as agências de propaganda normalmente contratam estes profissionais para publicidade.
As organizadoras de eventos se profissionalizam e chamam a mão de obra de boa formação para registros de cerimônias, entre elas casamentos ou congressos.
Existe ainda a possibilidade de atuar como um responsável por fotografar e produzir vídeos. Construtoras e escritórios de arquitetura, bem como bancos de imagens, galerias e ateliês de restauração são apenas alguns dos nichos deste mercado.
O melhor curso é oferecido pelo SENAC de São Paulo.
Saiba um pouco mais sobre o curso
Este curso conta com apenas dois bacharelados no país, e os dois casos dão uma ênfase para a fotografia digital, sem deixar de lado os estudos de processos analógicos e fotoquímicos, como uma boa base de conhecimento humanístico, e teórico acima de tudo. Os alunos conhecem todas as teorias e as técnicas de vários tipos de fotografias, como retratos, moda, e o fotojornalismo.
O estágio não é obrigatório, e é preciso apresentar um trabalho de conclusão de curso apenas.
A duração média de curso é equivalente de 4 anos.
Agora os cursos voltados para a área de tecnólogo são mais voltados a esta prática, e a maioria deles a fotografia digital. Entre eles podemos citar disciplinas como a ética, a história da arte e a história da fotografia. A duração média deste tipo de curso é de dois anos.
Entre os ramos de atuação você poderá trabalhar em áreas periciais, audiovisual, de arquitetura de interiores, bancos de dados, coberturas de eventos, curadorias, estúdios, fotografia autoral, fotojornalismo, entre uma série de outros ramos.