Este profissional faz diagnóstico, trata e ajuda a prevenir as doenças do sistema digestório.
Gastroenterologia é a especialidade médica que estuda os órgãos que constituem o sistema digestório, trabalhando na prevenção e no tratamento das moléstias que atingem esses órgãos. As úlceras do estômago e duodeno, a gastrite e a apendicite estão entre as doenças mais frequentes nesta área, mas devido à complexidade dos mecanismos envolvidos no processo digestivo há uma grande variedade de problemas, com diferentes graus de gravidade. Hoje, os avanços da Ciência e da Medicina permitem diagnosticar com maior precisão e tratar com sucesso grande número destes males. Medicamentos novos e mais eficientes podem, inclusive, afastar a necessidade de cirurgia em muitos casos.
O número de problemas da área gástrica e digestiva é bastante amplo e envolve diversos órgãos: boca (aftas e formações tumorais), esôfago (esofagite e varizes esofágicas), estômago (gastrite, hérnia de hiato, úlcera péptica), fígado (hepatite, cirrose hepática, colecistite, tumores), pâncreas (pancreatite, tumores) e intestino (enterite, hemorróidas, diverticulite, apendicite).
Faz parte da função do gastroenterologista, que também pode ser cirurgião, orientar os clientes em relação aos hábitos alimentares e a uma vida saudável, procedimentos importantes para evitar as doenças gastrintestinais.
Mercado
Em baixa, uma vez que o número de novos médicos formados anualmente chega a 10 mil. A saída, para quem está nas capitais, é mudar-se para o interior, onde há maior necessidade de especialistas. As regiões Norte e Nordeste são as que mais precisam destes médicos.
Opções de trabalho
• Trabalhar em clínicas especializadas, em hospitais públicos e particulares.
• Abrir consultório.
• Lecionar em faculdades.
Formação
12 semestres de Medicina + 2 anos, em média, de residência ou especialização em Gastroenterologia ou em Cirurgia Gastroenterológica (os pré-requisitos variam de instituição para instituição).
Bacharelado em Medicina: UFBA-Salvador/BA; UnB-Brasília/DF; Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia-Vitória/ES; UFG-Goiânia/GO; UFMG-Belo Horizonte/MG; UFPE-Recife/PE; UFPR-Curitiba/PR; UFRJ-Rio de Janeiro/RJ; UFRGS-Porto Alegre/RS; UFSC-Florianópolis/SC; Unicamp-Campinas/SP; USP-São-Paulo/SP; Unesp-Botucatu/SP; Unifesp-São Paulo/SP; USP-Ribeirão Preto/SP; Santa Casa-São Paulo/SP; Famema-Marília/SP; Famerp-São José do Rio Preto/SP; FFFCMPA-Porto Alegre/RS; PUC-Campinas/SP; PUC-Porto Alegre/RS; UEL-Londrina/PR; Uerj-Rio de Janeiro/RJ; UFF-Rio de Janeiro/RJ; UFU-Uberlândia/MG.
Residência ou especialização em Gastroenterologia: UFG-Goiânia/GO; Unicamp-Campinas/SP; UFMG-Belo Horizonte/MG; UFRJ-Rio de Janeiro/RJ; UFRGS-Porto Alegre/RS; UFBA-Salvador/BA; UFPA-Belém/PA; Unesp-Botucatu/SP.