O profissional geofísico analisa a estrutura, toda a composição e os processos dinâmicos de todo o planeta, como por exemplo a possibilidade de ocorrer terremotos por exemplo em uma região específica prevenindo a situação.
A área de Geofísica é uma espécie de ciência considerada multidisciplinar que reúne uma série de conhecimentos diversos, entre eles da Física, da Geologia, da Química, e da Engenharia Elétrica. Estes estudos são aplicados no estudo da Terra, bem como a sua estrutura, sua composição e sua evolução, além de vários fenômenos que podem e afetam diariamente o planeta, como os abalos sísmicos frequentes.
Todos os profissionais que se dedicam diariamente a este ramo de conhecimento podem investigar a hidrosfera e a atmosfera, as propriedades físicas dos mares, a estrutura das formações rochosas, a origem e a atividade de vulcões, bem como a distribuição de águas subterrâneas e superficiais, podendo a partir disto atuar ainda como os verdadeiros caçadores de tesouros naturais, como por exemplo o ouro, petróleo, o diamante, o ferro, a prata, entre diversas outras situações.
A partir disto se utilizam equipamentos sofisticados e métodos como por exemplo as medições de campos de gravidade terrestre, de campos magnéticos, análises de abalos sísmicos, fluxos de calor, entre outras situações diversas.
Estes profissionais geofísicos poderão se dedicar a pesquisa de base, em instituições científicas ou a aplicação da ciência na mineração e nos estudos atmosféricos e também espaciais. A partir disto, a principal área de atuação dos profissionais é a prospecção, a localização e extração do petróleo nos mares do mundo afora.
Mercado
O mercado está bastante em alta, já que a quebra do monopólio estatal de petróleo vem atraindo cada vez mais novas companhias para o Brasil, que precisam de geofísicos no seu quadro de funcionários. Para que possa atender a este tipo de mercado, estão surgindo algumas empresas que prestam serviços na área de geofísica, que podem fazer toda a diferença.
Opções de trabalho
Entre as opções de trabalho podemos citar a dedicação as pesquisas científicas, o trabalho realizado em companhias de mineração ou de exploração do petróleo, bem como a atuação em institutos de meteorologia.
Remuneração
A remuneração inicial deverá ser equivalente de R$ 2,100 para uma jornada de trabalho de 30 horas semanais.
Formação
A formação neste curso ocorre entre 8 a 10 semestres, e entre as melhores instituições para realizar os cursos podemos citar a USP-São Paulo/SP; UFBA-Salvador/BA; Uenf-Campos dos Goytacazes/RJ.