O geriatra também é conhecido e chamado como o médico dos idosos, o que acaba já entregando o seu grau de especialização. Ele é o profissional que se forma no curso de medicina e que escolhe, como atuação, a geriatria, que nada mais é do que o estudo das doenças que estão diretamente relacionadas com o avançar da idade.
Pode ser visto como o lado oposto do trabalho do médico que se torna o pediatra, já que este se especializa no tratamento dos mais variados problemas e doenças que podem surgir no organismo das crianças.
Atualmente a geriatria pode ser considerada como a especialidade médica que mais vem crescendo, em termos de demanda, nos últimos anos. E o motivo é claro e pode ser percebido com uma observação simples da sociedade na qual estamos vivendo atualmente. As pessoas estão vivendo cada vez mais tempo.
Com o aumento da expectativa média de vida, e também com um aumento cada vez mais perceptível das pessoas que superam, e muito, os anos médios de vida definidos pelo sexo, a quantidade de pessoas que procuram por este profissional também aumenta.
Vale lembrar também que os geriatras não tratam apenas os pacientes que chegam na chamada melhor idade. E isso acontece pelo fato de que muitas das doenças relacionadas a idade podem começar a surgir a partir dos 25 anos de idade, o que acaba aumentando consideravelmente o público dos geriatras.
Dentre os problemas mais comuns que recebem o tratamento, ou pelo menos o primeiro diagnóstico, dos geriatras, estão as seguintes: aterosclerose, a hipertensão arterial, o diabete, a osteoporose, o reumatismo e a gota. Contudo, ele deve estar preparado para lidar com doenças mais complicadas, como o Mal de Alzheimer e o Mal de Parkinson.
Opções de trabalho e mercado
O mercado para profissionais de medicina sempre é considerável estável, já que as pessoas sempre precisam de quem cuide da sua saúde. Mas o mercado específico para os geriatras aumenta consideravelmente, pelos fatos citados acima.
Além disso, os profissionais ainda possuem a oportunidade de trabalhar no seu próprio consultório e também dar aulas dentro de universidades.
Remuneração
O salário médio inicial de um médico geriatra gira em torno dos R$ 2,1 mil, sendo que este valor costuma subir rapidamente.
Formação
O curso de medicina dura 12 semestres e os profissionais ainda precisam fazer 2 anos de residência em Clínica Médica e mais 2 anos de residência em Geriatria.