O profissional museólogo se dedica a uma classificação a conservação bem como a exposição das peças de valores históricos, artísticos, culturais e científicos.
Sua missão como profissional é transmitir, e divulgar todo o conhecimento e desenvolver ações culturais voltadas aos acervos. É este profissional que planeja, executa, e organiza tarefas de documentação, bem como arquivamentos e a conservação dos objetos e obras artísticas.
É este profissional que faz as aquisições, administrando as coleções e promovendo intercâmbio das peças com outros museus ou empréstimos de colecionadores particulares.
Este se envolve ainda na organização das mostras e exposições, analisando as melhores formas possíveis de disposição e apresentar peças, conforme as características de seu público e dos locais de instalação.
Como está o mercado de trabalho para estes profissionais
No Brasil há mais de 3 mil museus para visitação, e estes números tendem a crescer devido a uma série de iniciativas incentivadoras, como por exemplo as políticas nacionais de museus.
O profissional museólogo poderá atuar na gestão dos centros culturais, bem como nos centros de memórias e memoriais. A maior parte de demanda continua sendo a área de preservação das obras e de documentação. Entre as cidades com as maiores oportunidades, podemos citar São Paulo e Rio de Janeiro, regiões que contam com a maior quantidade de hotéis existentes no Brasil. Além disto na Bahia e em Minas Gerais o profissional museólogo encontra algumas boas oportunidades, devido a iniciativa de preservação de patrimônios históricos.
Entre as melhores instituições podemos citar:
BA Salvador UFBA. RJ Rio de Janeiro Unirio. RS Porto Alegre UFRGS, BA Cachoeira UFRB. MG Ouro Preto Ufop. RS Pelotas UFPel. SE Laranjeiras UFS.
Sobre o curso
Muitas das disciplinas das áreas de ciências humanas, como por exemplo a história da arte, a história geral e a história do Brasil acabam oferecendo o conhecimento para uma formação em áreas mais sólidas.
Existem ainda aulas sobre a conservação dos acervos, documentação museológica, e ainda a gestão de museus. Para a parte prática do curso, podemos citar que o aluno deverá aprender a construir as maquetes, e montar exposições, bem como catalogar todas as peças dos acervos. Escolas exigem um estágio e um projeto de conclusão de curso.
A duração média de curso é de quatro anos.
Entre as áreas de atuação podemos citar:
As áreas de ação cultural, onde o profissional poderá articular conteúdos e temas tratados em exposições, avaliar toda a necessidade de restauração das peças e as encaminhar para esta recuperação, entre outras atribuições.