Guia de Profissões

Oftalmologista

O estudo, o diagnóstico e o tratamento dos problemas da visão são a rotina desse profissional.

Os antigos egípcios já estudavam o órgão da visão, mas a oftalmologia clínica começou com os gregos, na Antiguidade, tornando-se uma das primeiras especialidades independentes da Medicina. O profissional voltado à saúde dos olhos é o oftalmologista. Ele estuda, faz diagnóstico e trata as doenças (das mais simples às mais graves) e lesões oculares, utilizando as técnicas e os exames específicos.

As principais doenças do olho são a miopia (dificuldade de visão a longa distância), a hipermetropia (dificuldade de visão a curta distância), o astigmatismo (percepção de imagens borradas), o estrabismo (desvio de ambos os olhos), a conjuntivite (inflamação da membrana conjuntiva), o glaucoma (aumento da tensão intra-ocular), a catarata (anulação da transparência do cristalino), a queratite (inflamação da córnea) e o daltonismo (cegueira parcial ou total de algumas cores). O médico identifica as enfermidades, indica tratamentos, prescreve óculos ou lentes de contato ou sugere e realiza cirurgias.

Para tornar-se oftalmologista, é preciso cursar Medicina e depois fazer três anos de especialização em Oftalmologia. Este curso, que corresponde à residência, é credenciado pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). Após o término do curso, o candidato presta exame para obter o Título de Especialista em Oftalmologia. Os que cursarem Tecnologia Oftálmica terão disciplinas como Anatomia, Fisiologia e Patologia, aprenderão a manusear equipamentos e poderão auxiliar o médico oftalmologista nos tratamentos e na realização de exames como ultrassonografia ocular, além de auxiliar nos testes visuais. Nos hospitais, ele ajuda na instrumentação das cirurgias oculares. Oftalmologista

Mercado

Estável. O Brasil tem cerca de 10 mil profissionais em atividade. Nas capitais e grandes cidades do Sul e do Sudeste, especialmente, os postos de trabalho estão ocupados. No entanto, nessas áreas, o número de pacientes aumenta a cada dia, especialmente crianças.

Opções de trabalho

• Atuar em hospitais públicos e privados, postos de saúde e clínicas oftalmológicas.
• Ter consultório próprio.
• Lecionar em universidades.

Remuneração

Salário médio inicial: R$ 2.400,00 (20h/semana).

Formação

12 semestres de Medicina + 3 anos de especialização (residência) em Oftalmologia.

Bacharelado em Medicina: UFBA-Salvador/BA; UnB-Brasília/DF; Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia-Vitória/ES; UFG-Goiânia/GO; UFMG-Belo Horizonte/MG; UFPE-Recife/PE; UFPR-Curitiba/PR; UFRJ-Rio de Janeiro/RJ; UFRGS-Porto Alegre/RS; UFSC-Florianópolis/SC; Unicamp-Campinas/SP; USP-São-Paulo/SP; Unesp-Botucatu/SP; Unifesp-São Paulo/SP; USP-Ribeirão Preto/SP; Santa Casa-São Paulo/SP; Famema-Marília/SP; Famerp-São José do Rio Preto/SP; FFFCMPA-Porto Alegre/RS; PUC-Campinas/SP; PUC-Porto Alegre/RS; UEL-Londrina/PR; Uerj-Rio de Janeiro/RJ; UFF-Rio de Janeiro/RJ; UFU-Uberlândia/MG.

Especialização em Oftalmologia: Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública-Salvador/BA; Hospital de Base do Distrito Federal-Brasília/DF; UFG-Goiânia/GO; FCM-Belo Horizonte/MG; Clínica de Oftalmologia do Hospital Getúlio Vargas-Teresina/PI; HUCFF-Rio de Janeiro/RJ; Santa Casa de Misericórdia-Porto Alegre/RS; Hospital Regional Homero Miranda Gomes-Florianópolis/SC; Unifesp-São Paulo/SP, Hospital das Clínicas-Ribeirão Preto/SP – 6 sem.