Guia de Profissões

Ortoptista

Esse profissional diagnostica e corrige alterações da visão, como estrabismo ou distúrbios de leitura.

Identificar os distúrbios da visão e realizar os tratamentos necessários por meio de exercícios e terapias são as atividades básicas desse especialista. Entre os problemas que merecem seus cuidados estão o estrabismo e as alterações sensoriais como a ambliopia (diminuição da visão sem motivo aparente), além das disfunções causadas por acidentes.

Esse profissional trabalha sempre em parceria com um oftalmologista, e os tratamentos ministrados por ele têm como objetivo o restabelecimento nos pacientes da visão binocular confortável. Para isso, realiza sessões ortópticas em consultório, que consistem em exercitar mecânica e sensorialmente os olhos, de forma a restabelecer o equilíbrio das funções da visão, diminuindo ou até eliminando a maioria dos sintomas apresentados pelo paciente.

O trabalho desse profissional é realizado com aparelhagens e técnicas próprias em crianças e adultos; em certos casos, é feito em recém-nascidos, para prevenir perturbações sensoriais irreversíveis como a ambliopia.

A Ortóptica é uma atividade reconhecida mundialmente e, embora exista no Brasil há mais de 50 anos, tem um único curso em todo o país dirigido especificamente à sua área. De nível superior, é oferecido pelo Instituto Brasileiro de Medicina e Reabilitação (IBMR) e tem o reconhecimento do MEC. Entre as disciplinas oferecidas estão a Anatomia, a Fisiologia e a Genética. Ortoptista

Mercado

Em alta. Os formandos são rapidamente absorvidos pelo mercado de trabalho, carente de profissionais nessa especialidade.

Opções de trabalho

• Trabalhar em clínicas ou consultórios oftalmológicos particulares.
• Exercer sua profissão em hospitais públicos ou privados, centros de saúde, centros desportivos, em colaboração com a Medicina do Trabalho etc.

Remuneração

Salário médio inicial: 1.600,00 (20h/semana).

Formação

6 semestres.

Curso Superior em Ortóptica: IBMR-Rio de Janeiro/RJ.