Sem este cientista a humanidade ainda estaria vivendo em eras medievais, pelo menos em termos de conhecimento do passado do planeta. Provavelmente também teria bastante dificuldade de entender o nosso presente e projetar um futuro, já que o estudo do passado geralmente oferece este tipo de ferramenta. Mas diferentes de outros tipos de historiadores, este profissional está sempre interessado no que a terra e o solo podem contar sobre o mundo.
Basicamente o campo de trabalho deste profissional da ciência é o planeta como um todo, e seus 4 bilhões de existência até o momento. Para o paleontólogo, interessa não apenas a trajetória humana, mas também tudo o que aconteceu ao longo dos anos, especialmente os seres vivos que passaram pelo local e as mudanças na estrutura geológica.
Para que o paleontólogo possa fazer as suas tradicionais escavações e também entender o que cada elemento encontrado está querendo dizer, ele precisa ter um conhecimento multidisciplinar, que abrangem a Zoologia, a Botânica, a Geografia, a Etologia (comportamento animal), entre outros campos científicos.
Para que eles consigam fazer os mais variados tipos de testes e obter as mais variadas informações, eles precisam se utilizar de diversos testes que somente a evolução da ciência permitiu, tais como testes como o Carbono 14, que permitem que as pessoas saibam a data aproximada que um determinado composto que tenha carbono como um dos elementos base possui.
A figura do paleontólogo também acabou ficando muito conhecida e popular por causa da sua constante exploração em filmes, séries, livros e nas mais variadas plataformas midiáticas. Acabou sendo criada uma imagem romântica, do profissional que vive grandes aventuras, que pode encontrar grandes tesouros e que também pode acabar se deparando com os mais variados segredos.
Opções de trabalho e mercado
De acordo com pesquisas feitas na área, trata-se de uma profissão que pode ser considerada estável. Apesar de não existir uma grande quantidade de vagas, ainda existem poucos profissionais que acabam escolhendo esta como uma formação.
Remuneração
Os profissionais que trabalham com paleontologia possuem um salário médio inicial de R$ 1560,00, mas que pode aumentar rapidamente, especialmente quando o profissional consegue passar em determinados concursos públicos.
Formação
No Brasil ainda não existem cursos específicos de nível superior em paleontologia. Os profissionais que atuam nesta área geralmente precisam se formar em cursos de áreas-irmãs, como é o caso de geologia ou até mesmo biologia. Depois desta formação eles podem encontrar cursos de especialização nesta área.