Guia de Profissões

Radiologista

O radiologista é um profissional que trabalha, indiretamente, com a saúde dos pacientes, uma vez que acaba sendo o profissional responsável pela operação de alguns dos equipamentos que oferecem informações preciosas sobre as condições de saúde das pessoas que procuram médicos pelos mais variados motivos.

O radiologista é um profissional de nível técnico, uma vez que ele não precisa ter curso de nível superior para exercer sua função. Por outro lado, este profissional precisa necessariamente ter o curso de nível médio para ter a autorização de trabalhar com este tipo de atividade. Também existe uma especialidade em radiologia, que pode ser feita por um profissional formado em medicina.

Dentre os procedimentos que são realizados com o apoio do profissional de radiologia estão: raio X, mamografia, ultrassonografia, tomografia computadorizada e ressonância nuclear magnética. Estes exames acabam tendo, como principal característica, oferecer imagens do que está acontecendo dentro do organismo de uma determinada pessoa, o que acaba sendo fundamental para um determinado diagnóstico.

Radiologista

É importante ressaltar também que o profissional que trabalha como radiologista também precisa tomar cuidados para não colocar em risco a sua própria saúde. Isso porque grande parte destes equipamentos, quando estão sendo utilizados, acabam emitindo uma grande quantidade de radiação, que é justamente o elemento que permite com que as imagens sejam criadas. Por isso este profissional precisa seguir rigorosas regras e recomendações, para que não tenha problemas maiores com o passar do tempo.

Além de operar os mais variados tipos de equipamentos de exames que resultam em imagem, os profissionais da radiologia, quando se formam no curso de medicina antes, também pode trabalhar na interpretação dos exames, analisando os resultados e facilitando o trabalho do médico que solicitou os exames.

Opções de trabalho e mercado

Assim como grande parte das carreiras da área de saúde, este é um mercado que pode ser considerado estável. Nas grandes cidades brasileiras está aumentando a quantidade de empresas que oferecem apenas os serviços de radiologia para os pacientes, enquanto os grandes hospitais estão também investindo, cada vez mais, na oferta deste tipo de exame.

Portanto, os profissionais que trabalham com radiologia podem tanto trabalhar em grandes hospitais, quanto também em clínica se centros de atendimento.

Remuneração

O vencimento médio inicial de um técnico em radiologia é de R$ 800,00, já de um médico radiologista é de R$ 2,1 mil por mês.

Formação

O curso técnico em radiologia dura, em média, 2 anos. Já o curso de Médico Radiologista dura 12 semestres e mais 3 anos de residência.