O Zootecnista é um profissional que acaba tendo uma relação muito próxima com os animais, mas que não chega a ser um veterinário. Os profissionais que trabalham com este tipo de atividade acabam sendo mais focados na pesquisa que envolve a criação e também a produtividade das mais cariadas espécies de animais.
Este profissional pode utilizar do seu conhecimento tanto para o trabalho em propriedades quanto empresas rurais. Além disso, os zootecnistas também encontram vagas nas indústrias de alimentos para animais, que dependem das pesquisas para conseguir criar as melhores fontes de energia para os animais utilizados no dia a da pelos homens.
A indústria animal é fundamental para a sociedade como um todo, que depende deles para alimentação e também para outras atividades comerciais. Este profissional acaba se envolvendo em uma série de pesquisas, sempre pensando alternativas para conseguir tirar o máximo de proveito de todos dos animais como um todo.
O aumento da produção é uma das principais preocupações dos Zootecnistas que trabalham no setor agrícola. O aprimoramento genético das raças também é muito importante, tanto para conseguir gerar novas espécies quanto criar espécies que consigam oferecer uma maior quantidade de material que possa ser utilizado pelas pessoas de um modo geral.
A tecnologia acaba tendo um papel de fundamental importância na vida dos zootecnistas, uma vez que os avanços e as pesquisas que surgem na área acabam sempre impactando nos métodos de criação dos mais variados animais. Mas para que o profissional consiga adquirir os conhecimentos necessários para o desenvolvimento das atividades, é preciso entender de anatomia e fisiologia de animais, além de bioquímica, estatística e experimentação.
Opções de trabalho e mercado
Este é um mercado que pode ser considerado estável para os novos profissionais. A grande maioria das oportunidades de trabalho ainda estão concentrados no interior dos estados, especialmente aqueles que acabam tendo uma maior participação na economia agrícola como um todo.
Mas nas cidades também é possível encontrar vagas e oportunidades de trabalho para os profissionais que se formam em zootecnia, especialmente nos grandes centros de pesquisa. Estes profissionais também podem trabalhar como consultores, prestando serviço para viabilizar determinados projetos ou aumentar a produtividade e lucratividade das empresas.
Remuneração
Os vencimentos médios iniciais dos zootecnistas giram em torno de R$ 2,1 mil, variando bastante de estado para estado.
Formação
O curso de bacharelado em zootecnia tem duração média de 10 semestres.