Wenceslau Brás governou o Brasil no período de 1914 a 1918, foi o nono Presidente do Brasil e foi eleito para assumir o cargo deixado por Marechal Hermes da Fonseca.
Foi o candidato apoiado pela elite Paulista e Mineira, depois de terem restabelecido a aliança com o Pacto do Ouro Fino, retornando assim à política oligárquica do café-com-leite. Sem apoio, Rui Barbosa candidato da oposição à Presidência mais uma vez, retirou sua candidatura.
O Governo de Wenceslau Brás:
Seu governo foi marcado por alguns fatos interessantes da história Brasileira, um deles foi a sansão do primeiro Código Civil Brasileiro, que foi aprovado pelo Congresso em 1915. Foi o seu governo que decidiu que o Brasil entraria na 1° Guerra Mundial, após alguns navios brasileiros terem sido afundados por ordem do governo Alemão. Mas a participação do Brasil na Guerra foi discreta, enviando Médicos e um grupo de expedicionário para mapear parte da costa africana e o Atlântico Norte.
Revoltas Populares:
Wenceslau teve que enfrentar, também, algumas revoltas populares. Dentre elas podemos citar a Guerra do Contestado, conflito que ocorreu em território de fronteira entre o Estado do Paraná e Santa Catarina, entre 1912 e 1915.
A área do conflito era disputada pelos Estados em decorrente da Floresta ali presente e das plantações de erva-mate que era comum. Além disso, era uma região habitada por trabalhadores responsáveis por construir a estrada de ferro que ligava São Paulo ao Rio Grande do Sul. A revolta foi derrotada pelo exército brasileiro em 1915, onde o líder José Maria “o monge” se rendeu às pressões da Federação após várias batalhas.
Outro conflito foram as Greves Operárias que tiveram seu auge em 1917, na cidade São Paulo.
O Brasil, nesse momento, teve um crescente desenvolvimento industrial devido aos problemas encontrados em importar produtos da Europa no período em que a Primeira Guerra estava acontecendo. Com isso, viu-se crescer assustadoramente o número de Operários na sociedade. Em uma greve acontecida neste mesmo ano de 1917 uma dura repressão foi armada e um operário foi morto. Tal fato paralisou a cidade Paulista.
Como curiosidade deste período em que esteve no poder, podemos citar que houve o surgimento da Gripe Espanhola exatamente em seu governo. Tal Gripe foi responsável pela morte de cerca de 15 mil pessoas.
Wnceslau foi o Presidente da Republica que mais viveu, morrendo em 1966 aos 98 anos de idade.
Por: Pedro Augusto Rezende Rodrigues