História do Brasil

Imigração Italiana

No ano de 1870 chegaram ao Brasil os primeiros Italianos. O governo Brasileiro estava estimulando a imigração Europeia, pois o tráfico de escravo havia sido abolido do Brasil e precisava-se de substituir a mão-de-obra.

Antecedentes:

Em meados do século XIX o governo Brasileiro criou as primeiras colônias na região Sul do país. Estas colônias foram fundadas em áreas rurais, como a Serra Gaúcha, Garibaldi e Bento Gonçalves. Juntamente, por volta de 1875, foram fundadas também colônias no estado de Santa Catarina em Criciúma e Urussanga, e em seguida as primeiras no estado do Paraná. Estes imigrantes eram, na grande maioria, da região do Vêneto, norte da Itália. Com o crescimento dos imigrantes, após cinco anos, o governo brasileiro teve que de criar a nova colônia de Caxias do sul.

Desembarque de imigrantes italianos
Desembarque de imigrantes italianos no porto de Santos, 1907.

Nestas regiões os italianos começaram a cultivar a uva e produzir vinhos. Hoje, estas áreas que foram destinadas à colonização italiana, produzem os melhores vinhos do Brasil.

Apesar de ter sido a região sul do Brasil que recebeu os primeiros imigrantes italianos, foi a região sudeste que recebeu o maior número. Isso se deve ao fato da expansão das fazendas de café no estado de São Paulo.

Quando a escravidão foi abolida, em 1888, a imigração italiana se transformou na principal fonte de mão de obra do Brasil, se expandindo por Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro, tendo como principal meio de trabalho a agricultura. Muitos deles, após trabalharem muitos anos colhendo café, conseguiram juntar dinheiro suficiente para comprar suas próprias terras, tornando-se fazendeiros. Outros partiram para os grandes centros urbanos, como São Paulo, pois as condições de trabalho no campo não eram boas.

Muitas notícias, no período, diziam que essa mão de obra brasileira era “semi escrava” e as condições de trabalho eram péssimas. Dessa maneira muitos italianos preferiram outros destinos como a Argentina e os Estados Unidos.

Imigração no início do século:

A imigração continuou até a década de 20 quando Benito Mussolini, com seu governo nacionalista, começou a controlar a imigração. E posteriormente, com a Segunda Guerra Mundial, o Brasil declara Guerra à Itália e a chegada dos Italianos no Brasil entrou em decadência.

Como podemos perceber a cultura italiana foi de grande importância para o Brasil. Dentre essas contribuições podemos citar algumas técnicas agrícolas que foram implantadas na produção brasileira, pratos que foram incorporados como pizza, spagueti e o hábito de comer panetone no natal. Podemos citar também novas palavras e o enraizamento do catolicismo.

Veja também: