Luiz Inácio Lula da Silva nasceu em 1945 e aos sete anos de idade mudou-se para Santos com sua família, deixando o interior de Pernambuco em busca de melhores oportunidades de vida. Quatro anos mais tarde, em 1956, foi para a capital do Estado de São Paulo. A cidade de São Paulo mudaria sua vida.
Historia:
Ainda criança trabalhou como vendedor ambulante, engraxate e Office boy. Aos 15 anos de idade tornou-se aprendiz de torneiro mecânico.
Em 1970 Lula perde sua primeira esposa que estava grávida de sua primeira filha, dedicando-se assim as atividades sindicais. Três anos depois, 1973, casou com sua segunda esposa e atual, Marisa. Em 1975 chegou à presidência do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema, liderando a primeira greve de operários do ABC paulista em 1978, durante o governo militar.
Fundação do Partido dos Trabalhadores:
No ano de 1980, Lula se alia aos intelectuais, e outros líderes sindicais, para fundarem o PT (Partido dos Trabalhadores) do qual se tornou Presidente. Mas teve seu mandato sindical cassado por ter liderado uma nova greve de metalúrgicos em 1981.
Fundação da CUT:
É importante citar também que participou também da fundação da CUT, Central Única do Trabalho e em junho de 1983 integrou a frente suprapartidária pró eleições diretas já para Presidência da Republica com os governadores de São Paulo, Franco Montoro, e do Rio de Janeiro, Leonel Brizola.
Carreira Política:
Em 1986 foi eleito Deputado Federal com a maior votação do País e em 1989 foi candidato a Presidência da Republica, derrotado por Fernando Collor de Melo. Perdendo também as eleições a Presidência em 1994, 1998 para Fernando Henrique Cardoso.
Nas eleições do ano de 2002 foi eleito Presidente do Brasil com votação recorde de 50 Milhões de votos, reelegendo em 2006, no segundo turno, o candidato do Partido Social Democrata (PSDB) Geraldo Alckmin.
Seu governo seguiu a política econômica de seu antecessor, Fernando Henrique Cardoso, conseguindo com isso colocar o Brasil no rumo do desenvolvimento econômico, surpreendendo todos os brasileiros com índices altíssimos de aprovação e popularidade, o que desencadearia o afastamento dele das denúncias de corrupção que atingiram seus homens de confiança do governo.
Pela primeira vez na Historia do Brasil, e no mundo, um Presidente da Republica encerrou seu mandato com cerca de 87 % de popularidade (dados da pesquisa CNT/Sensus), se tratando de um recorde mundial.
Lula se despediu da Presidência com muito choro e nos braços da multidão presentes no Palácio do Planalto, sendo o centro das atenções na entrega da faixa à sua sucessora Dilma Rousseff no dia 1 de Janeiro de 2011.
Por: Pedro Augusto Rezende Rodrigues