Em 1894 inicia-se um novo período administrativo no Brasil. Prudente de Moraes assume a Presidência da República e a política aplicada era baseada na existência das oligarquias estaduais.
As oligarquias mais influentes com o governo eram a de Minas Gerais e a de São Paulo, controlando assim o Governo Federal.
Essa política foi conhecida também como “Republica café com leite” em que os dois estados citados revezavam o poder. São Paulo era um estado muito rico e importante para o cultivo do café, já Minas Gerais era um dos maiores estados produtores de leite e que tinha o maior “curral eleitoral”. Esta política marcou toda a República Velha, alternando os Presidentes mineiros e paulistas.
Durante o governo de Campos Sales (1898-1902) efetivou-se o que marcou a República Oligárquica: a política dos governadores. Esta política baseava-se nos acordos e alianças entre o Presidente da República e os governadores de Estado. Funcionava como uma troca de favores. Os governadores apoiavam os candidatos ao Governo Federal e em troca o governo eleito nunca interferia nas eleições estaduais.
O Coronelismo
Um personagem fundamental para entendermos essa aliança é o “coronelismo”. Este título foi criado ainda na Monarquia. Porém com a República eles continuaram com grande prestígio social, político e econômico. Exerciam um poder enorme em suas localidades e exerciam também certa pressão sobre a população. Um exemplo disso é que nas proximidades das suas propriedades o Coronel controlava todos os votos eleitorais à seu favor. Esses locais ficaram conhecidos como “currais eleitorais”.
Em ano de eleição, todos os “afilhados” políticos do Coronel votavam no candidato que o “padrinho” apoiava. Esse controle de votos ficou conhecido como “voto de cabresto”, que se tornou frequente em toda Primeira República e foi, justamente, o que manteve as repúblicas oligárquicas no poder.
Conclusão
Podemos perceber que a economia rural era de fundamental importância para o Brasil, principalmente a produção do café.
Em 1929, com a queda da bolsa de Valores de Nova York, a economia brasileira enfrentou uma enorme crise, pois a grande estocagem de café fez com o que o preço do produto diminuísse muito, o que ocasionou uma grande crise financeira no País.
Em 1930 um golpe de estado foi feito. Os motivos que o levaram foram às eleições manipuladas para a Presidência da República, em que o candidato Julio Prestes havia ganhado de forma duvidosa em relação ao outro candidato, Getulio Vargas.
Getulio não aceitou a derrota e arquitetou um golpe político acabando de vez com a Republica Oligárquica e com a supremacia Mineira e Paulista, teve início a Era Vargas.
Fonte:
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Rep%C3%BAblica_Velha
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Pol%C3%ADtica_do_caf%C3%A9_com_leite
Por: Pedro Augusto Rezende Rodrigues
Veja também:
- República da Espada
- República Velha
- Proclamação da República
- História da República
- Da Monarquia à República
- Política dos Governadores
- Convênio de Taubaté: política de valorização do café