Zumbi foi um líder do quilombo mais conhecido da História do Brasil e grande ícone da resistência negra.
Nasceu em 1655 no estado de Alagoas em um dos mocambos de Palmares. O seu nome vem do quimbundo, língua dos povos bantos, falada especialmente em Angola, e quer dizer “duende”, sendo interpretada no Brasil como “fantasma”.
Com apenas sete anos de idade, Zumbi dos Palmares foi capturado pelos soldados e foi entregue a Pe. Antonio Melo, que se torna responsável pela sua formação. Com o Padre como tutor, foi batizado na Igreja Católica como Francisco e passou a ajudar nas missas além de estudar Português e Latim.
Em 1670, aos quinze anos de idade, Zumbi foge para Quilombo de Palmares onde obtém reconhecimento pelas suas habilidades em arte marcial. Palmares é, sem duvida nenhuma, o quilombo mais famoso do Brasil, possuindo cerca de 20 a 30 mil habitantes.
Nos quilombos, normalmente construídos em lugares de difícil acesso, os escravos viviam em absoluta liberdade, produziam seus alimentos, constituíam famílias, cultivavam suas crenças e culturas. Muitos destes, pela falta de registros na época, não foram identificados até hoje. Por outro lado, conhecemos comunidades remanescentes de antigos quilombos nos dias de hoje pelo interior do Brasil.
Aos vinte anos de idade, Zumbi, já era respeitado como um grande estrategista militar e guerreiro, lutando contra os soldados do Sargento-mor Manuel Lopes.
O seu primeiro registro Histórico foi encontrado no ano de 1673, onde seu nome aparece em relatos portugueses sobre uma expedição que foi derrotada pelos quilombos.
Em 1678 um fato interessante aconteceu e mudou a História de Zumbi. O líder de Palmares, Ganga-Zumba, foi chamado para negociar com o governador da Capitania de Pernambuco, Pedro de Almeida. A proposta do governador era dar liberdade para os negros do Quilombo de Palmares perante a submissão à Coroa Portuguesa. O líder Ganga-Zumba aceita a proposta, porém Zumbi vai contra essa decisão. Zumbi alega que não se podia dar a liberdade somente ao povo de Palmares, pois havia milhares de negros que estavam na mesma situação que eles, sendo escravizados da mesma forma. Dessa maneira Zumbi se torna o novo líder de Palmares.
A coroa portuguesa tinha uma dificuldade enorme em derrotar o quilombo de Palmares. Em várias tentativas de dominação em 80 anos de conflito derrotaram cerca de 30 expedições da coroa que foram enviadas para lá. Por esse fato, contrata-se o bandeirante paulista Domingos Jorge Velho e, em 1695, Palmares foi destruído por completo.
Zumbi dos Palmares foi ferido, mas conseguiu fugir. Um ano depois, delatado por um antigo companheiro, foi capturado, preso e degolado.
Por: Pedro Augusto Rezende Rodrigues