Guerras

Guerra de Troia

A Guerra de Troia foi um conflito em que a Grécia antiga teria derrotado a cidade de Troia, localizada na Ásia Menor, no séc. XIII a.C., valendo-se de um estratagema envolvendo um gigantesco cavalo de madeira.

Os relatos sobre esse episódio, narrados em poemas épicos como Ilíada e Odisseia, do poeta grego Homero, e Eneida, do poeta romano Virgílio, mesclam fatos históricos com mitos e lendas gregos.

A veracidade da lenda não foi comprovada. Escavações conduzidas entre 1870 e 1890 pelo arqueólogo alemão Heinrich Schliemann identificaram o local da antiga Troia na antiga colina Hissarlik, na Turquia. Os resultados dessas escavações e de outras posteriores revelaram a existência de nove cidades sobrepostas, destruídas por guerras ou catástrofes. Pesquisas recentes sugerem que a lendária Troia corresponde à sétima cidade.

A causa da Guerra

De acordo com os relatos de Homero, Helena, a mais bela mulher do mundo, fugiu para Troia com Páris, filho do rei troiano Príamo.

Helena já era casada com o rei Menelau, de Esparta, que organizou com seu irmão, Agamenon, uma expedição a Troia para resgatar Helena.

O exército grego contava com heróis como Aquiles, Ajax, Nestor e Odisseu (Ulisses em latim).

O Cerco de Troia

O exército grego impôs a Troia um cerco de dez anos, mas não conseguiu conquistar a cidade antes do episódio do cavalo. A Ilíada descreve o último ano da luta, quando os troianos, chefiados por Heitor, enfim expulsaram os gregos de volta para seus navios.

Depois de uma briga com Agamenon, Aquiles recusou-se a continuar lutando. Voltou finalmente ao campo de batalha depois que seu amigo Pátroclo foi morto por Heitor, o maior herói troiano da guerra. A Ilíada termina com o enterro de Heitor, morto por Aquiles.

As lendas gregas relatam os acontecimentos que se seguiram. Os troianos receberam ajuda de seus aliados, os etíopes, e de um exército de mulheres guerreiras chamadas amazonas.

Mas Aquiles conseguiu fazer os gregos vencer seus inimigos matando Pentesiléia, rainha das amazonas, e Mêmnon, rei dos etíopes.

Mais tarde, o irmão de Heitor, Páris, atirou uma flecha que o deus Apolo guiou até o calcanhar desprotegido de Aquiles. Ele morreu em consequência do ferimento.

A Queda de Troia

Os gregos construíram um gigantesco cavalo de madeira, que ficou conhecido como o Cavalo de Troia, e colocaram-no do lado de fora das muralhas da cidade. Ulisses e vários guerreiros esconderam-se dentro do cavalo, enquanto o restante do Exército partia em seus navios.

Cena do Cavalo de Troia adentrando a cidade.

A profetisa Cassandra e o sacerdote Laocoonte aconselharam os troianos a não levar o cavalo para dentro da cidade. Mas Sínon, um prisioneiro grego, convenceu-os de que o cavalo era sagrado e traria a proteção dos deuses. Os troianos levaram-no então para Troia. Naquela noite, os gregos saíram de dentro do cavalo e abriram os portões da cidade para o restante de seus guerreiros.

Os gregos resgataram Helena, liquidaram quase todos os troianos e incendiaram Troia. Segundo a Eneida, dentre os poucos sobreviventes troianos estava Enéas, cujos descendentes fundaram Roma.

Por: Wilson Teixeira Moutinho

Veja também: