Inglês

A Inglaterra é o berço do idioma e por meio de sua expansão territorial difundiu o inglês por quase todo o mundo. A língua inglesa chegou aos Estados Unidos da América (EUA) no século XVI com os primeiros colonizadores e a esta ex-colônia se deve o mérito de transformar esse idioma em “língua mundial” utilizada em diversas áreas do conhecimento e na comunicação internacional.

De acordo com vários estudiosos a história da língua inglesa é dividida em três períodos, a saber: Velho Inglês (Old English) do século V ao XII; Médio Inglês (Middle English) do século XII ao XV; Inglês Moderno (Modern English) do século XV a atualidade. Os povos que serviram de fundamento para a formação da língua foram os anglos e os saxões, por isso o caráter de língua anglo-saxônica. Vale ressaltar que também recebeu influência de vocábulos celtas e do latim.

A língua inglesa foi amplamente dispersa por todo o planeta, tornou-se a língua principal do discurso internacional e em muitas regiões é considerada uma língua franca. Na União Europeia aprende-se o inglês como uma segunda língua. O idioma é o terceiro mais falado do mundo depois do mandarim e espanhol.