A porcentagem é uma maneira particular de representar uma razão. São razões de denominador igual a cem e, por isso, as porcentagens também são chamadas de razões centesimais ou taxas percentuais.
Com frequência, há usos dessa representação no cotidiano, por isso sua abordagem merece uma atenção particular.
Por exemplo, deixar expresso 30% (trinta por cento) é, na realidade, mostrar a fração 30/100, que representa trinta sendo dividido por cem, ou 0,30, que representa trinta centésimos, ou 0,3, que representa três décimos.
A imagem acima permite uma melhor visualização do exemplo dado anteriormente. Nela há cem partes iguais e cada uma representa um centésimo dela (1/100), portanto, como trinta delas estão preenchidas com a cor vermelha, o conjunto das partes em vermelho são trinta centésimos da imagem (0,30), ou seja, trinta por cento (30%).
Então, é possível definir que: aplicar x % a um número é o mesmo que multiplicar esse mesmo número por x / 100. Por exemplo, o cálculo do montante de uma redução de 30% de 15 unidades é:
Como será mostrado a seguir, é fácil evidenciar que 15 foi multiplicado por x dividido por 100, sendo x = 30.
As porcentagens também costumam ser expressas sob a forma decimal, que é obtida a partir da divisão do numerador por 100. Por exemplo:
Variação Percentual
Variação percentual é a razão entre o aumento de um valor A e o valor A. Por exemplo, se o preço de um determinado produto é R$ 20,00 e depois ele passa a custar R$ 21,00, é possível calcular a porcentagem da seguinte forma:
De maneira geral, se uma grandeza assume inicialmente um valor V0 e posteriormente um valor V1, ao dividir a diferença (V1 – V0)por V0,é possível obter a Variação percentual. Conforme o exemplo dado anteriormente:
De maneira geral:
Quando a variação percentual é positiva, ela é denominada taxa percentual de crescimento. Quando a variação percentual é negativa, ela é denominada taxa percentual de decrescimento (Desde que V1 > 0 eV0 > 0).
Por: Anderson Andrade Fernandes