A leitura é um processo complexo que se inicia antes de começar a leitura propriamente dita e se conclui muito depois que se termina de ler. Trata-se de um processo que se desenvolve em quatro fases.
1. Antes de ler
Sempre que se começa a ler um texto deve-se ter clareza de algumas ideias. Por exemplo, por meio da leitura de um manual sobre a introdução à Sociologia, pode-se conhecer o conceito e a função desse ramo do conhecimento. Nesse caso, antes de começar a ler o livro, seriam necessárias algumas perguntas prévias:
Para que se lerá?
Seguindo com o exemplo, pode-se dizer que se vá ler para entender em que consiste a Sociologia. Esse seria o objetivo da leitura.
Pode-se ler, também, para localizar um dado, por entretenimento, para informar-se ou para aprender. Todas essas situações são também objetivos da leitura.
O que se lerá?
Visto que o objetivo do leitor é conhecer os princípios da Sociologia, o ideal é que se busque, em uma livraria ou biblioteca, um manual introdutório que não seja muito especializado, mas confiável e sério. O manual de Sociologia será, portanto, o gênero ou tipo de texto a ser lido.
Os romances, os textos jornalísticos, os folhetos publicitários ou os manuais de instruções são também gêneros textuais, que são lidos com outros objetivos.
Que tipo de leitura se fará?
No caso de não se ter uma ideia muito clara do que é a Sociologia, deve-se fazer uma primeira leitura superficial do texto para ter uma ideia geral do livro e, em seguida, uma leitura atenta, levando em conta o texto em seu conjunto.
Quando obtidas as respostas às perguntas prévias e selecionado o texto que melhor responda às necessidades do leitor, começa a fase de pré-leitura.
2. A pré-leitura
Na fase de pré-leitura faz-se uma primeira leitura superficial do texto para obter uma ideia geral do seu conteúdo e de sua organização. Também nessa fase algumas perguntas são feitas:
Do que se trata o texto? O que se sabe sobre o tema?
Nesse caso, já se sabe que o texto apresenta algumas noções básicas sobre Sociologia.
Se o leitor já teve contato com livros sobre temas similares, seria interessante recordar o assunto para comparar as experiências anteriores às atuais.
Quais são os elementos de destaque do texto?
Deve-se observar atentamente o texto com o qual se confrontará para analisar o índice ou buscar ilustrações ou gráficos que facilitem sua compreensão. Assim, será possível ter uma ideia mais precisa da organização do texto e antecipar seu conteúdo, o que ajudará a compreendê-lo melhor.
3. A leitura
Depois de elaborar uma ideia clara do texto, chega-se à fase em que se realiza uma leitura atenta.
O objetivo dessa leitura é compreender bem o texto. Seguindo com o mesmo exemplo, à medida que o livro de Sociologia é lido, o leitor terá que se perguntar se está compreendendo ou não a obra. Caso em algum momento o assunto não fique claro, a leitura deverá ser recomeçada para que se compreenda totalmente o corpo do texto.
Na fase da leitura, também podem-se formular algumas perguntas que ajudem a compreender melhor a informação:
- O texto foi bem compreendido?
- As ideias estão bem organizadas e são expressas com clareza?
- Caso haja um conjunto de instruções, o que se deve fazer?
- Se o texto informa algo, qual é a ideia global e qual é a ideia-chave que há em cada parte?
- Se o texto é um conto ou um romance, por que determinada personagem atua de determinada forma? Com que outras personagens se relaciona? O que acontecerá depois?
4. A compreensão da leitura
Compreender é assimilar o significado de algo; é entender o conjunto de ideias que compõem um texto e expressam a mensagem que o autor quer comunicar. Para melhorar a compreensão da leitura, podem-se levar em consideração as seguintes técnicas:
- Ler as ideias e captar o sentido do texto. Não ler apenas as palavras.
- Aumentar o vocabulário. Usar o dicionário. Ler os gráficos, os esquemas e as ilustrações.
- Ativar ou recordar o conhecimento prévio sobre o tema que o texto aborda.
5. Depois de ler
Após a leitura do livro de introdução à Sociologia, o leitor tem de ter uma ideia clara dos conceitos e das aplicabilidades dessa disciplina. A partir disso, pode-se fazer um roteiro ou esquema que sirva para recordar os pontos básicos do livro. Para isso, deve-se fazer uma leitura mais profunda, na qual se analise pausadamente o texto para as devidas anotações de seu conteúdo.
O resultado dessa fase do trabalho sofrerá variações conforme o tipo de texto e, principalmente, o objetivo da leitura.
As vezes, pode-se fazer um comentário escrito, como se faz em uma análise de um romance ou de um anúncio publicitário; outras vezes, pode-se realizar um esquema ou um resumo, como se faz, frequentemente, ao estudar um tema para um exame.
É possível, ainda, fazer um roteiro que sintetize o conceito de Sociologia e sua relevância. Nessa fase responde-se a perguntas como:
O que é o fundamental do texto?
A disposição dos textos diz exatamente o que o texto é: de ordem narrativa, de ordem expositiva e assim por diante. É necessário estar atento à estrutura interna de cada texto, que se encarrega das relações de sentido e da organização estilística. Essas estruturas internas têm mais relação com a forma de dizer as coisas do que com o tipo de texto.
Há uma série de figuras estruturais que podem ser consideradas unidades mínimas de um texto. Entre elas está a disposição, que diz respeito à organização textual global (a forma), e a elocução, que se ocupa da organização estilística dos significados.
Devem-se ter claras as ideias fundamentais e saber resumi-las em algumas linhas, sem necessidade de voltar a consultar a informação.
Como o texto está organizado?
As fases de pré-leitura e leitura já deram uma Ideia da organização interna do texto.
Por meio delas foi possível observar quais são os principais assuntos tratados pelo autor e de que forma foram abordados.
Que organização terá o roteiro?
E importante que o roteiro sintetize, de forma organizada, as ideias centrais do texto; dessa maneira, será muito mais claro e facilitará a recordação do texto como um todo. O roteiro pode recorrer, por exemplo, às partes fundamentais do texto, organizando-as como um conjunto de pontos numerados.
Uma vez respondidas às perguntas, pode-se começar a elaborar o roteiro. Esse trabalho servirá para repassar o conteúdo e para não se esquecer das ideias do texto.
Por: Paulo Magno Torres