Português

Aspecto Verbal

O aspecto verbal é um traço do sistema modo-temporal, funcionando como recurso auxiliar na distinção das nuances da semântica verbal em relação ao desenvolvimento, à duração e à completude do que é descrito na estrutura verbal.

Por não ser tão produtivo em língua portuguesa, esse recurso não apresenta expressão morfológica tão desenvolvida como ocorre em outras línguas, como as eslavas, por exemplo. Entretanto, é expresso, sobretudo, com o auxílio de outras ferramentas linguísticas, como afixos, verbos auxiliares, verbos nominais e advérbios.

Ainda que seja uma ferramenta auxiliar, é essencial para a comunicação, na medida em que emprega um conjunto de traços que contribuem na distinção das nuances da semântica verbal, permitindo, assim, que os enunciados sejam mais bem desenvolvidos do ponto de vista semântico no que diz respeito à completude, à duração e ao desenvolvimento do que é descrito na estrutura verbal.

Completude do processo

O aspecto verbal pode ser classificado como perfectivo ou como imperfectivo, de acordo com a completude do processo descrito.

ASPECTO PERFECTIVO

É utilizado quando se quer destacar o fato de o processo estar ­finalizado.

Ela lançou um livro de poemas.

Nesse caso, o aspecto é inerente à semântica modo-temporal. Ou seja, o fato de o verbo estar no pretérito perfeito faz que o aspecto perfectivo seja um de seus traços semânticos.

ASPECTO IMPERFECTIVO

É utilizado quando se quer destacar o fato de o processo ser temporalmente aberto, inconcluso.

Ele estuda francês.

Nesse caso, o aspecto é inerente à semântica modo-temporal. Ou seja, o fato de o verbo estar no presente, que é essencialmente imperfeito, faz que o aspecto imperfectivo seja um de seus traços semânticos.

Duração do processo

O aspecto verbal também pode ser classificado como pontual, durativo ou iterativo/frequentativo, de acordo com a duração do processo descrito.

ASPECTO DURATIVO

É utilizado quando se quer destacar o fato de que a ação se estende temporalmente, não correndo de forma pontual, podendo estar em processo inclusive no momento da fala.

A pintura do prédio está ocorrendo há uma semana.

Nesse caso, o aspecto é expresso, sobretudo, pelo verbo nominal na flexão de gerúndio, que reforça o prolongamento do que é descrito no verbo “está”, auxiliar. Ainda assim, é a combinação entre esses verbos que caracteriza a ocorrência de aspecto durativo.

ASPECTO PONTUAL/MOMENTÂNEO

É utilizado quando se quer destacar o fato de que a duração do processo é pontual, não se estendendo no tempo.

Respondi ao questionário e saí da sala.

Nesse caso, o aspecto é inerente à semântica modo-temporal. Ou seja, o fato de o verbo estar no pretérito perfeito faz que o aspecto pontual/momentâneo seja um de seus traços semânticos.

ASPECTO ITERATIVO/FREQUENTATIVO

É utilizado quando se quer destacar o fato de que o processo ocorre frequentemente, reforçando a ideia da repetição.

Ele tem falado sempre do tempo em que era jovem.

Nesse caso, o aspecto é expresso, sobretudo, pelo verbo auxiliar “tem”, que reforça a repetição do que é descrito no verbo nominal, “falado”.

Desenvolvimento do processo

O aspecto verbal ainda pode ser classificado como inceptivo/incoativo, cursivo ou terminativo/cessativo, de acordo com o fato de o processo ser apresentado no momento específico de seu início ou de seu encerramento ou ainda estando em curso.

ASPECTO INCEPTIVO/INCOATIVO

É utilizado quando se quer destacar o início do processo que o verbo descreve.

Chegou pela manhã, abriu o escritório e iniciou o expediente.

Nesse caso, o aspecto é inerente à semântica lexical. Ou seja, o sentido do próprio verbo destaca o traço inceptico/incoativo.

ASPECTO CURSIVO

É utilizado quando se quer destacar o processo em seu desenvolvimento, em seu curso.

Enquanto a música tocava, todos cantavam juntos.

Nesse caso, além de o aspecto ser inerente à semântica modo-temporal, uma vez que o verbo da oração principal está no pretérito imperfeito, sendo um dos traços semânticos desse sistema modo-temporal, ocorre oração subordinada adverbial de valor temporal, ressaltando a ocorrência concomitante de dois processos, um ocorre enquanto o outro está em curso.

ASPECTO TERMINATIVO/CESSATIVO

É utilizado quando se quer indicar o término de um processo.

O ônibus terminava sua rota diurna.

Nesse caso, o aspecto é inerente à semântica lexical. Ou seja, o sentido do próprio verbo destaca o traço terminativo/cessativo.

Por: Wilson Teixeira Moutinho

Veja também: