Os encontros vocálicos, como o próprio nome já faz referência, são as junções de vogais sem interposição de consoantes nas palavras. Aqui aprenderemos sobre os três tipos de encontros vocálicos: ditongo, tritongo e hiato.
Para entendermos mais sobre o assunto, é interessante sabermos o que é uma vogal. As vogais são fonemas sonoros originados da passagem do ar pela boca, sendo elas: a, e, i, o, u. Na Língua Portuguesa, essas letras compõem o núcleo da sílaba, ou seja, em todas as sílabas de qualquer palavra sempre existirá pelo menos uma vogal.
Em alguns casos, as vogais i e u formam sílabas com outras vogais, mas sem compor o núcleo da sílaba. Assim, elas são classificadas como semivogais, pronunciadas juntamente com as vogais numa única emissão de voz.
Exemplos: memória – mau – Aurélio
Ditongo
Quando um conjunto de duas vogais é pronunciado numa mesma sílaba, o encontro vocálico é classificado como ditongo. Existem 4 subdivisões para esse grupo gramatical:
- Ditongo oral – quando a pronúncia ocorre com passagem de ar apenas pela boca. Ex.: naipe, cuidado, flauta.
- Ditongo nasal – qual a pronúncia ocorre com passagem de ar pela boca e pelas fossas nasais. Ex.: mão, pães, quantidade, sequência
- Ditongo crescente – quando a semivogal aparece antes da vogal. Ex.: início, promíscuo, supérfluo.
- Ditongo decrescente – quando a vogal aparece antes da semivogal. Ex.: saudade, pai, primeiro.
Atenção!
Há situações em que existem duas vogais na sílaba, porém, não se trata de um ditongo, como nas palavras guerra e quilo, por exemplo. Nesse caso, as duas vogais representam um único fonema (o som da letra u não aparece), caracterizando outra classe gramatical: o dígrafo.
Hiato
No hiato, há o encontro de duas vogais que não pertencem à mesma sílaba. Exemplos:
- fiel = fi – el
- saúde = sa – ú – de
- maresia = ma – re – si – a
- burocracia = bu – ro – cra – ci – a
- seriado = se – ri – a – do
Observe que a diferença entre ditongo e hiato está essencialmente na separação silábica. Enquanto neste primeiro as vogais permanecem juntas na sílaba, no segundo elas se separam com a divisão das sílabas.
Tritongo
Além do ditongo e do hiato, existe, ainda, um terceiro encontro vocálico classificado como tritongo. Nessa classe gramatical, há a junção de 3 vogais numa única sílaba.
Assim como os ditongos, os tritongos também são subdivididos em orais e nasais. Exemplos:
- Tritongos orais: Uruguai, iguais.
- Tritongos nasais: quão, saguão.
Referências
http://www.soportugues.com.br/secoes/fono/fono3.php
Por: Mayara Lopes Cardoso