A locução verbal é formada por um verbo auxiliar e por um verbo principal, isto é, dois verbos se unem para ter somente o valor de um. Por exemplo, eles estão cantando agora. Em muitas vezes, as formas nominais dos verbos (infinitivo, gerúndio e particípio) podem aparecer em locuções verbais.
Dentre os verbos auxiliares mais recorrentes estão: estar, haver, ser, ter e ir. Nos casos em que a locução é formada pelos verbos ter ou haver mais o verbo principal no particípio tem-se um tempo composto. Por exemplo, ele já tinha saído para a prova do Enem.
Os tempos compostos são formados por voz ativa e voz passiva. Na primeira, respectivamente, os verbos ter ou haver mais o verbo principal compõem os tempos verbais, enquanto que na voz passiva, os verbos ter ou haver mais o verbo ser mais o verbo principal no particípio formam os tempos verbais. Exemplos: Seu ciúme só tem crescido com o nosso convívio. (voz ativa). Temos sido abençoados por Deus com esta linda criança. (voz passiva).
Existe outro tipo de locução verbal classificada em locução perifrásica, ou seja, é formada por um verbo auxiliar mais um verbo no gerúndio ou no infinitivo. Por exemplo, estamos fazendo o possível para solucionar o problema.
Observe que em todas as conjugações, as flexões ocorreram apenas no verbo auxiliar.
Agora que os conceitos inerentes às locuções verbais foram esclarecidos, acompanhe mais exemplos.
Por: Miriã Lira