Português

Neologismo

As línguas vivas, ou seja, usadas pelos falantes para se comunicar, sofre mudanças e alterações, tendo palavras acrescidas e também palavras que caem em arcaísmo ou desuso. Os neologismos fazem parte das mudanças da língua.

O neologismo é o processo pelo qual palavras ou expressões são criadas e imbuídas de significados. Também é possível chamar de neologismo quando uma palavra já existente na língua passa a ter um valor diferente da que possuía anteriormente.

Como se dá o neologismo?

Esse fenômeno pode acontecer de duas formas diferentes e uma delas é o modo espontâneo, ou seja, a criação da palavra ou expressão acontece por conta das mudanças e adaptações que acontecem nas línguas. Já o segundo modo é quando a criação de uma palavra ou expressão acontece de caso pensado, podendo ter, inclusive, um tom pejorativo.

Outra forma de ocorrência de neologismos acontece no meio da linguagem artificial, representada pelas conversações na internet e também por mensagens. Na maior parte das vezes, os neologismos acontecem através de processos de aglutinação ou justaposição.

Um neologismo pode ser considerado um termo da língua?

NeologismoA resposta para essa pergunta é “sim”, embora isso não aconteça com todos os neologismos: para que um deles seja considerado parte da língua ele deve ser dicionarizado, ou seja, deve ser incluído no dicionário da língua. Além disso, é preciso que a palavra ou expressão seja admitida pela norma culta.

Esse é um processo que acontece com frequência, uma vez que a língua, por ser viva, vai se adaptando às mudanças que ocorrem na comunicação entre os falantes: esse fato é comprovado pelo fato de haver palavras que faziam parte da língua antigamente e que hoje não são mais usadas.

As formas de classificação dos neologismos

O neologismo pode ser classificado em três tipos: semântico, lexical e sintático. O neologismo semântico acontece quando a palavra existe, mas ganha um novo sentido. Como exemplo é possível citar a expressão “um bico” quando está presente em frases do tipo “Fiz um bico no fim de semana”.

Já o neologismo sintático diz respeito à mudança na organização de uma palavra, sendo que a combinação de dois termos que já existem são apontados como uma derivação. É possível citar os termos “operação” e “desmanche” que, juntas, criam outra ideia: “A operação-desmanche é uma fraude”.

Por fim, o neologismo lexical acontece quando há a criação de uma palavra nova ou então de um novo conceito associado a uma palavra já existente, por exemplo: deletar (verbo aportuguesado do delete), internetês e abobado, que nomeia as pessoas “bobas”.

Neologismo literário

Neologismo literário é nome que se dá ao processo pelo qual os autores da Literatura, poetas e compositores criam novos termos e ideias associadas a termos existentes. Um escritor famoso pelos neologismos que criou é João Guimarães Rosa. Algumas das palavras criadas por Guimarães Rosa são nonada (uma coisa que não é importante) e circunsteza (uma tristeza circundante).

Por: Gabriele Ferreira

Veja também: